10 dicas para uma alimentação saudável

10 dicas para uma alimentação saudável

Todos os dias surgem dietas novas que prometem resultados incríveis. E eu sei que muitas pessoas acabam recorrendo a essa dietas, se auto-impondo inúmeros sacrifícios,  comprometendo o próprio bem-estar e a qualidade de vida. E geralmente ainda sofrem com o efeito sanfona, o que traz culpa e desânimo em um pacote só. Esse é o caminho contrário de uma alimentação saudável que traga benefícios consistentes para sua vida!  

Com uma alimentação saudável, atividade física e uma rotina que te permita descansar, o equilíbrio surgirá naturalmente, fazendo toda a diferença na sua vida. Quando eu falo sobre comer bem, não estou me referindo a alimentos caros ou difíceis de encontrar. Tão pouco estou falando para você viver de salada – mas se quiser acrescentar ao prato, pode, e deve! Estou falando sobre mudanças simples como a inclusão de alguns alimentos funcionais  na sua alimentação, em conjunto com pequenos hábitos de vida saudável.

Como ter uma alimentação saudável

Coma com moderação e quando estiver com fome 

Um estudo há 10 anos de Dan Buettner resultou no livro “Zonas Azuis”, e também no livro de Walter Longo, “A Dieta da Longevidade”. Ambos mostram que as pessoas mais saudáveis e longevas do mundo se alimentam de forma variada em pequenas quantidades, poucas vezes ao dia.

Vale a pena a gente aprender com quem é exemplo, certo? Existe um mito industrial de que o certo seria comer de 3 em 3 horas, mas isso não funciona para todo mundo. Pessoas com metabolismo lento, por exemplo, devem evitar comer muitas vezes ao dia, pois isso pode sobrecarregar seu sistema digestivo e comprometer a saúde.

O mais importante no mar de informações sobre alimentação é o Princípio da Individualidade. Cada um é um, e a quantidade de comida e tempo de consumo vai variar de acordo com o biotipo, com a rotina, gostos e necessidades. Aprenda a escutar seu corpo, ele é seu melhor amigo no âmbito da saúde. E caso você queira um lanchinho no meio da tarde, prefira os alimentos não industrializados. Uma dica são biscoitinhos de canela. Clique aqui e eu te passo a receita.

Coma com calma, mastigando  bem os alimentos e em um ambiente sossegado.

Por incrível que pareça, mais importante do que aquilo que você come, é como você come. Se estiver correndo, estressado ou chateado quando se alimentar, provavelmente não irá absorver grande parte dos nutrientes da comida.

Quando for se alimentar, busque um lugar calmo e tranquilo, e mastigue bem a sua comida, pois o processo digestivo começa na boca. O seu organismo precisa de tempo para processar os alimentos e entender que já está saciado. Se você comer rápido demais, comerá muito mais do que é o necessário e não vai aproveitar o sabor da refeição.

Quando você mastiga bem e se alimenta de forma tranquila, seu corpo aproveita melhor o alimento e demanda menos comida, o que auxilia na perda de peso e no ganho de energia.

Mesmo um preparo que derrete na boca como um pudim de chia e cacau não  deve ser ingerido rapidamente. Se interessou pela receita? Clique aqui!

Não beba com as refeições

Uma alimentação saudável também depende disso. Quando ingerimos líquidos nas refeições, diminuímos o fogo digestivo do estômago. O líquido dilui o ácido clorídrico responsável pela digestão do alimento. O ideal é beber água até 30 minutos antes ou 1 hora depois das refeições. Isso vale também para chás e sucos, inclusive, os verdes. Falando nisso, se quiser saber mais sobre sucos verdes, clique aqui e baixe o meu e-book gratuito.

Coma frutas e verduras

Frutas e verduras são alimentos ideais para nosso organismo. São fontes de vitaminas, minerais e fibras, tudo que o corpo precisa para ter saúde e vitalidade. Além do mais, são uma delícia e, sem dúvida, fazem parte de uma alimentação saudável.

As frutas são práticas, nutritivas, refrescantes e adoçam naturalmente nossa vida. As verduras podem ser preparadas com azeite e ervas e se transformam em saborosas refeições.

Por acaso você já experimentou minha receita de torta de inhame com espinafre? Modéstia a parte, é muito boa!  Experimente! Clique aqui e veja a receita!

Beba água de qualidade

Não basta beber água, tem que ser água de qualidade. Água é vida! Podemos passar muito tempo sem comida, mas quase nada sem água. A água serve para hidratar e limpar o corpo, por isso deve ser abundante.

A água deve ser limpa, livre de cloro, flúor, outros metais pesados, resíduos químicos, antibióticos e hormônios. Vale a pena investir em um bom filtro, capaz de remover essas impurezas. Apesar de ser mais caro que um filtro comum, é um investimento que vale a pena. Um bom filtro dura a vida toda. Procure por filtros com carvão bioativado, que tenham capacidade de filtrar 100 vezes mais que os filtros comuns. As velas feitas com prata coloidal também são muito boas e podem alcalinizar a água.

A quantidade de água recomendada é diferente em vários lugares, depende da sua característica biológica, clima, taxa de umidade da região. Cerca de 2 litros por dia costuma ser uma boa média para todos. Um bom jeito de verificar qual a quantidade de água ideal para o seu corpo, é verificar sua urina. Ela deve estar clara, quase transparente. Se não estiver assim, aumente a quantidade de água.  

Evite produtos industriais e refinados.

Evite ao máximo os produtos industrializados, porque eles contêm excesso de conservantes e corantes que poluem nosso corpo, além de serem produzidos com ingredientes refinados como farinhas e açúcares. Também são nutritivamente pobres e roubam nutrientes das nossas reservas.

Alimentos naturais fazem bem para o corpo e para a alma. Você se sente bem, disposta e com mais energia. Troque o hamburger do supermercado por um de grão de bico feito por você. Aprenda aqui a receita!

Experimente novos alimentos

Quando se trata de alimentação saudável, é importante estar aberto à novos sabores, cores e formas. Uma alimentação variada, em cores e texturas, geralmente garante o aporte de diferentes vitaminas e minerais.  Às vezes, por simples resistência, você pode estar perdendo um prato realmente maravilhoso. Que tal um brownie de feijão preto com especiarias? Clique aqui e veja a receita!

Elimine o açúcar da sua vida diária

O açúcar é um verdadeiro veneno!  Altos níveis de glicose no sangue contribuem para acelerar o envelhecimento dos tecidos e órgãos, danificam neurônios, causam um enorme impacto no nosso humor. Estudos mostram que açúcar no sangue, em excesso e constantemente, causam depressão.

Açúcar é o maior responsável pelo quadro de sobrepeso e obesidade da nossa sociedade hoje. Está embutido em quase todos os produtos industrializados e possui uma enorme quantidade de nomes. Fique atento e leia os rótulos. Na hora de adoçar, prefira os adoçantes naturais não glicêmicos como stevia ou xilitol, e em ocasiões especiais, opte pelos mais glicêmicos como mel e maple.

Pratique atividade física.

Juntamente com uma alimentação saudável, fazer atividade física é primordial para quem quer ter qualidade de vida. Além de bem-estar, ajuda o corpo a produzir diversos hormônios e enzimas necessárias à manutenção do nosso equilíbrio físico, mental e emocional.

Um dos males da humanidade hoje é o estresse, e a atividade física é excelente em seu combate. Reorganize sua agenda para que possa dedicar pelo menos 30 minutos a algum tipo de exercício. Vale tudo: caminhada, dança, natação, ioga, bike. Vai fazer toda diferença na sua vida.   

Pratique o silêncio diariamente.

A ciência já comprovou os benefícios da meditação em todos os níveis para o ser humano. E você pode conferir esses benefícios se sentando e ficando em silêncio por alguns minutos ao dia. Deixe que os pensamento venham e partam, sem lhes dar atenção. Aos poucos, o fluxo de pensamentos vai diminuindo e uma enorme sensação de bem estar vai tomando conta de você. Quanto mais você pratica o silêncio, mais silêncio você quer.   

Quer saber mais sobre vida saudável? Acompanhe o meu site e as redes sociais. Além de informações, você também pode aprender diversas receitas e receber várias dicas para ter mais qualidade de vida e bem-estar!

 

Até a próxima!

Abraços

Equipe Julia Murça