10 Sinais de que seu corpo está gritando por uma DETOX!

Escrito por Julia Murça

02 de janeiro de 2020

DETOX

Quando escutamos a palavra “DETOX”, uma variedade de ideias vem à nossa cabeça. Provavelmente seus pensamentos te levem a alguma estranha combinação de ervas ou líquidos verdes. Ou talvez, você já tenha participado de um programa de desintoxicação e tenha se deparado com sintomas desagradáveis. Ou ainda, você já pratica a desintoxicação e conhece os inúmeros benefícios físicos, mentais, emocionais e espirituais de uma auto-limpeza.

No período de férias geralmente nos permitimos consumir mais alimentos que intoxicam o corpo, como álcool, açúcar e farinhas refinadas. Ok! Faz parte da vida! Porém, é muito válido para o corpo que a gente abra um espaço uma limpeza posterior, depois desse período, ajudando o corpo a  se auto-limpar e ficar pronto para o ano novo que se inicia.

Desintoxicar é importante em qualquer época, e por isso é importante quebrar mitos sobre o tema e entender de verdade porque é tão importante dar ao nosso corpo um “tempo” de tempos em tempos.

Por que Desintoxicar?

 

Nosso corpo está constantemente trabalhando para eliminar toxinas e material indesejado. Algumas vezes o corpo fica intoxicado por comidas não saudáveis, álcool, cafeína em excesso, drogas, estresse ou poluição, que fazem parte da vida moderna.

Não importa quão saudável seja seu estilo de vida; fatores externos ainda poluem nosso corpo e, por isso, é importante criar esse espaço de limpeza para o corpo.

Quando limpamos o corpo, damos a chance dele eliminar qualquer coisa que o esteja impedindo de experienciar um estado de saúde superior e uma duradoura vitalidade.

Quando nossos órgãos vitais são submetidos a muita sujeira e ficam sem poder trabalhar com eficiência, é quando a doença aparece.

Ao permitir que nosso corpo se desintoxique, nutrindo seus órgãos vitais, você age na prevenção de doenças e já sente os efeitos imediatamente, ou seja:

  • Mais Energia
  • Pele mais clara
  • Melhor digestão
  • Clareza mental
  • E muito mais

10 sinais de que seu corpo precisa de uma Detox

  1. Você se sente constantemente fadigada, estressada e sobrecarregada
  2. Você sente dor de cabeça ou falta de clareza mental corriqueiramente
  3. Sua pele tem apresentado espinhas, manchas e está opaca e sem viço
  4. Você pega gripes, resfriados e viroses com certa frequência
  5. Sua digestão é trabalhosa, desconfortável e irregular
  6. Faz parte da sua rotina alimentar os produtos industrializados, frituras, embutidos, lácteos industriais, alimentos com glúten, açúcar branco ou fast foods
  7. Você ingere com frequência álcool, café, drogas (legais ou não) e cigarro
  8. Você está exposto à poluição ambiental como emissão de carbono, fumaça de cigarros, herbicidas, pesticidas, fragrâncias artificiais e produtos de limpeza
  9. Você está com sobrepeso
  10. Você se sente instável emocionalmente, deprimida, desmotivada e com falta de energia e entusiasmo pela vida.

Uma desintoxicação é a oportunidade que seu corpo tem para reativar o sistema de auto-limpeza e auto-cura.

Nosso corpo possui uma inteligência superior, uma Detox é o jeito perfeito de apertar o botão reset e começar um novo caminho de saúde, felicidade e alta vibração.

Benefícios de uma Detox

Aqui apenas alguns benefícios de uma desintoxicação natural:

  • Prevenção de doenças crônicas
  • Fortalecimento da imunidade
  • Perda de peso
  • Aumento da qualidade de vida
  • Aumento da energia vital
  • Pele radiante e com viço
  • Clareza mental
  • Equilíbrio emocional
  • Aumento da auto-estima
  • Novos hábitos e rotina saudável
  • Aumento da longevidade

O que é uma DETOX?

Muitos de nós tende a acreditar que detox ou desintoxicação é uma dieta de curta duração, desenhada para eliminar toxinas do corpo, promover saúde e auxiliar na perda de peso.

Mas, na verdade, desintoxicar nada mais é que um conjunto de condições para apoiar o corpo no seu trabalho natural, que é de se auto-limpar.

Dentro dessa premissa, quero compartilhar com você algumas dicas bem simples e importantes, para que você comece a incorporar atitudes desintoxicantes na sua vida hoje mesmo:

HIDRATAÇÃO

Importância: Eliminação de toxinas e rejuvenescimento das células. Use cerca de 1 a 3  litros de água por dia. O mais importante não é a quantidade em si, mas a qualidade da água. Invista na sua água, consuma uma água limpa de metais pesados, flúor e cloro e o mais alcalina possível.

É importante que você perceba a hidratação do seu corpo, você faz isso observando seus lábios, sua pele a cor da urina. Seus lábios e peles devem estar hidratados e sua urina bem clara e sem cheiro.

Comece o dia com 400 ou 500 ml de água com limão. Coloque um despertador para te lembrar de tomar água ao longo do dia. Carregue uma garrafa de água com você. Ao invés de café, use chás herbais.

MOVIMENTO

Importância: Aumentar sua capacidade/habilidade pulmonar.

Como fazer acontecer: Se movimente ao longo do dia, use todas as oportunidades. Caminhe pela manhã. Faça um alongamento no meio do dia. Use escadas. Fique de pé sempre que possível. Ao invés de happy hour no barzinho, convide os amigos para uma atividade ao ar livre, regada a água de coco no final da tarde.

COMIDA FRESCA E DE VERDADE

Importância: Determinados tipos de alimentos desativam toxinas e as drenam para fora do corpo. Use-as.

Como fazer acontecer: Incorpore na sua dieta uma maior quantidade de vegetais e frutas. Uma forma prática de fazer isso é através dos sucos verdes. Faça uso de superalimentos como clorela e espirulina. Tenha sempre na geladeira uma salada preparada.

Essencial também é que você diminua o consumo de produtos industrias, farinhas e açúcar. Tente consumir esses ingredientes em pequenas quantidades e apenas 1 dia por semana, sua vida vai mudar!

DURMA!

Importância: Dormir bem promove a renovação celular, o que ajuda na cura e recuperação de tecidos, músculos e órgãos.

Como fazer acontecer: Tente dormir de 7 a 8 horas por noite. Procure ter uma rotina de sono consistente, dormindo e acordando na mesma hora. Evite cafeína após as 15 horas. Não coma muito perto da hora de deitar e, preferencialmente, se alimente até às 20 horas. Desligue a TV, telefones e rádio após as 21 horas e tenha um ritual noturno de banho quente, alongamento e meditação.

VÁ LÁ PRA FORA!

Importância: Respirar ar fresco e receber uma dose diária de sol transforma seu humor e ajuda a equilibrar os hormônios.

Como fazer acontecer: Coma ao ar livre, passeie nos parques da sua cidade, prefira atividade física ao ar livre. Aproveite os intervalos do trabalho para uma caminhada leve, perto de alguma área verde. Saia da cidade nos finais de semana e vá para a natureza.

Esse passeio fica completo se tomar um banho de sol junto! Exponha a maior parte do seu corpo por cerca de 20 minutos diariamente e veja sua saúde brilhar!

 

Como você pode ver, desintoxicar não é tão confuso e restritivo quanto parece. Com essas simples ações você permite que seu corpo faça o trabalho dele: se limpar e se manter saudável, servindo a você para que tenha uma vida incrível de saúde e bem-estar.

Um abraço, com alegria e saúde!

Comentários