Alimentos que des-estressam!

Alimentos que des-estressam!

Se você está se sentido estressado e sobrecarregado, você provavelmente busca certos tipos de comida que fazem você se sentir melhor. E, isso não é um problema, desde que os alimentos que você busque realmente possam te ajudar a se sentir melhor, ou seja, administrar o estresse e não fazer com que a situação piore.

Isso acontece com o açúcar, apesar de num primeiro momento essa substância trazer um alívio imediato, depois cobra um preço caro. O açúcar bagunça nosso sistema hormonal, ou seja, logo depois de um bem-estar imediato e passageiro, existe uma queda na produção dos hormônios do bem-estar.

Especialistas afirmam que o maior mal que afeta a humanidade hoje é o estresse. O estresse é apontado por muitas pesquisas como a principal causa das doenças modernas.  

Há uma citação do Dr. Steven Masley, médico americano da Califórnia, uma referência em Nutrição Avançada, que diz: “O estresse mata literalmente”. Quando houve um grande terremoto na Califórnia, anos atrás, houve 500% mais ataques cardíacos no dia. O estresse de fato pode matar.

Mesmo quando coisas boas acontecem em nossas vidas, podem significar estresse para nosso corpo. É o caso de uma viagem, uma mudança de casa, passar num concurso importante. Seja um evento bom ou ruim, não há como nos livrar totalmente dos efeitos do estresse.   

E manter uma ótima saúde, comer alimentos saudáveis e incorporar atitudes saudáveis é apenas metade da equação.

A outra metade é estar no estado ideal para digerir e assimilar alimentos.

Existem alguns alimentos TOP que comprovadamente fazem os hormônios do bem-estar bombarem! Além disso, promovem a baixa da pressão sanguínea e reduzem o nível de cortisol, ajudando a equilibrar seu humor e fazer com que você se sinta mais calma.

1- Pimentão: Quando estamos estressadas, nosso corpo libera uma substância chamada cortisol. O pimentão reduz a quantidade de cortisol na corrente sanguínea, o que ajuda a administrar melhor o estresse. Além disso contém vitamina C, que fortalece seu sistema imunológico. A melhor forma de obter seus benefícios, é come-los crus, frescos e orgânicos.

Você pode cortar os pimentões em tiras finas de 1 cm e comer com uma pastinha como homus tahine. Fica delicioso e o próprio ato de mastigar algo crocante como o pimentão já ajuda a desestressar.

2- Abacate: contém 20 nutrientes essenciais que impulsionam a sua saúde, incluindo: potássio, vitamina E, B e folato. De acordo com uma pesquisa publicada no Nutrition Journal, abacates dão saciedade duradoura e ajudam a equilibrar o nível de açúcar no sangue, contribuindo para manter seu humor estável.

Abacate é um alimento muito versátil. Você pode fazer uma vitamina, acrescentando leite de coco, xilitol e limão para uma versão doce do alimento. Ou você pode usá-lo na versão salgada, amassando levemente com um garfo e temperando com azeite, sal, cubos de tomate e cebola – a famosa guacamole.

3- Chocolate Amargo: A falta de magnésio no organismo está associada a sintomas de ansiedade e estresse. Um chocolate amargo ou cacau em pó de qualidade são boas fontes de magnésio, o que justifica nossa ânsia por este alimento quando estamos estressados. Além de magnésio, esse alimento contem zinco – que também sustenta uma boa saúde.

Use o cacau em pó para fazer um chocolate quente com leite de coco e xilitol, além de desestressar, traz uma sensação de conforto deliciosa. Ou então, consuma um chocolate amargo nos momentos de estresse, de preferência sem açúcar. Existem hoje vários bons chocolates adoçados com xilitol e stevia.

4- Tomate cozido: Assim como o pimentão,  ajuda a reduzir o nível de cortisol no organismo, sendo também uma excelente fonte de licopeno, que está relacionado à redução de sintomas de depressão, prevenindo inflamações e coágulos sanguíneos.

Use  molho de tomate orgânico ou adicione tomates cozidos na sua salada ou sanduíche.

É isso. Entendendo o que está acontecendo no seu corpo e dando a ele o que ele precisa, você faz as pazes com seu corpo e desenvolve essa linda amizade com este ser. Seu corpo é o seu relacionamento mais duradouro na vida, se entenda com ele o quanto antes.

Com alegria e saúde!