Balas de gelatina – Saiba como são feitas!

Escrito por Ricardo Matos

12 de agosto de 2019

Balinhas inofensivas

Mesmo sabendo que açúcar é um alimento a ser evitado, ainda é um dos itens mais consumidos pelas pessoas, em especial pelas crianças na sua forma de balas gelatinosas e aparentemente inofensiva. Há ainda quem diga que fazem bem em razão da gelatina. Vamos ver.

Essas balas, além de açucaradas, contém alto índice de gorduras saturadas, o que por si só já deveria deixa-la impróprio para o consumo como alimento, principalmente por crianças. Além do açúcar e da gordura, tem altas doses de corantes, flavorizantes, conservantes e etc – mas isso você provavelmente já sabe.

Talvez o que você não saiba é essas balas, em particular, são feitas. Esse processo químico que acontece a portas fechadas nas indústrias, mostram como realmente eles não se importam com o que você põe na boca, desde que tenha lucro e também demonstram um verdadeiro desprezo pela vida animal.

Doces Carnívoros

“Balas gomosas ou gelatinosas” são feitas de pele, tecido conectivo e ossos de porcos.

Esses restos mortais dos porcos são comprados dos matadouros, cozidos e transformados em estruturas menores gelatinosas, que recebem aditivos químicos responsáveis pelo sabor, aroma e cor. Perceba que não há nesse produto nada que possa ser usado pelo corpo como nutriente.

Esse tipo de gelatina é um ingrediente comum encontrado em doces porque é capaz de produzir espumas e géis, facilmente moldados e que se dissolve lentamente na boca, tornando-se um doce tentador para alguns.

Nesse vídeo abaixo, é mostrado o passo a passo de como são feitas essas balas, vale a pena assistir.

 

Embora a gelatina ofereça alguns benefícios nutricionais (incluindo 18 aminoácidos), é com o que a gelatina é misturada é que devemos nos preocupar.  O tipo de açúcar utilizado é o pior tipo: xarope de milho com alto teor de frutose (muito ruim para seu fígado), óleos parcialmente hidrogenados, conservantes, sabores artificiais, glúten e mais açúcar são apenas alguns dos ingredientes altamente tóxicos e inflamatórios que você deve estar atento.

O pior ingrediente de todos é também o mais comum – o açúcar. Desde a sua descoberta, o açúcar penetrou lentamente em tudo o que comemos. Agora, está em tudo, desde pães até condimentos, bebidas e, claro, todos os doces.

A sociedade está cada vez mais consumindo o que chamamos de açúcar embutido, ou seja, açúcar adicionado nos produtos industriais. Alguns doces, em particular, têm quantidades assustadoras de açúcar adicionado.  Produtos aonde o primeiro ingrediente listado no rótulo é açúcar, deveriam estar longe da sua casa, principalmente dos seus filhos.

Esses lindas minhoquinhas de goma têm mais de 17 gramas de açúcar dentro num pequeno punhado, juntamente com uma boa quantidade de ácido cítrico, corantes artificiais e aromatizantes. Isso vale pros ursinhos também.

Um relato feito pelo Australian Bureau of Statistics mostra que os australianos estão consumindo mais açúcares adicionados em suas dietas do que nunca. Isso deve valer para o Brasil também, mas ainda não temos pesquisa.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo de açúcar seja apenas 5% do total de calorias ingeridas diariamente – o que representa cerca de 25 gramas ou 6 colheres de chá por dia – pra mim já é muito…

Os resultados conduzidos pelo Aystralian Health Survey em 2012 contam uma história ligeiramente diferente, com o australiano médio consumindo 60 gramas de açúcar por dia ou 14 colheres de chá. Você acha que isso vai dar certo?

Esse consumo piora consideravelmente com as festas de final de ano, onde as pessoas se presenteiam com enormes quantidades de açúcar como se não houvesse amanha, ou melhor, ano que vem.

Em geral, os doces e bolos que consumimos constituem 9% de açúcares adicionados em nossas dietas, fora o açúcar que colocamos no café, leite e sucos.

Alternativas doces

Embora eu tenha recomendado a remoção de doces gelatinosos da sua dieta, não quero que você viva sem doces.

Há um número de alternativas deliciosas para satisfazer seus desejos doces sem prejudicar os animais ou a sua saúde.

Tenho uma boa quantidade de receitas aqui no blogue feitos de forma natural e sem açúcar que vão saciar sua vontade de comer doce, sem acabar com sua saúde ou a do seu filho.

Com alegria e saúde!!

Comentários