Cultive Saúde e Colha Prosperidade

Escrito por Julia Murça

11 de março de 2018

POR QUE CULTIVAR SAÚDE?

Eu cultivo saúde para ter mais energia, fazer tudo que eu quiser com qualidade, empreender, desenvolver projetos, ir atrás dos meus sonhos, superar desafios, gerenciar melhor o stress, desfrutar de paz, equilíbrio, clareza mental para guiar as minhas escolhas, aproveitar a vida ao lado das pessoas que amo e explorar o máximo do meu potencial.

A minha busca é por excelência pessoal. Saúde pra mim é a fundação que sustenta todas as áreas da vida, é sentir prazer, entusiasmo e alegria em habitar meu corpo, me sentir bem com ele, gostar dele. Quando estamos saudáveis contagiamos o ambiente e as pessoas que são importantes para nós.

NEM SEMPRE FOI ASSIM

Antes de viver em estado pleno de saúde como hoje, também passava por muitos incômodos comuns a todos. Me tornei livre quando descobri que nada era culpa do tempo, ou de acontecimentos externos. Tudo estava dentro. Apesar do choque, houve uma grande alegria. Pois se tudo estava dentro e era causado por minhas atitudes, eu poderia mudar minhas atitudes e ter resultados diferentes.

Tudo começou há 10 anos, quando eu já não aguentava mais sofrer com alergias, bulimia, doenças autoimunes e outros sintomas desagradáveis como dores de cabeça, inchaço abdominal, alergias respiratória e cutâneas, falta de energia e depressão.

Sabe o tal do “Chega!”?  Pois é, foi nesse ponto da minha jornada, 10 kg acima do peso e profundamente incomodada, que decidi trilhar um novo caminho, entender tudo que estava acontecendo comigo e reverter esse quadro.

A CAUSA DE TODO O MAL

Ao longo da jornada, pesquisando e querendo me curar, descobri que todas as mazelas que sentia, estavam relacionadas ao meu estilo de vida. Estava tudo relacionado a como eu me alimentava, se fazia ou não atividade física, como lidava com estresse, se estava hidratada, se tomava sol, como tinha dormido. Tudo isso refletia no meu físico e nas minhas emoções.

Aos poucos fui descobrindo que a minha depressão era na verdade desnutrição e que bulimia era um transtorno alimentar mais comum do que imaginava. Que candidíase era excesso de açúcar e glúten. Que cansaço era sintoma de intoxicação. Gripes e rinite eram alergias alimentares geralmente relacionadas aos lácteos. O que eu comia interferia no meu sono, nos meus sonhos e consequentemente na forma que eu acordava e vivia. Dependendo do abuso de alimentos como açúcar e pão, vivenciava estados de euforia e depois de desinteresse e preguiça da vida.

NOVO MUNDO

Descobri o mundo da alimentação saudável trabalhando em restaurantes na Austrália e, a partir daí, minha vida mudou completamente. Nessa época, senti o chamado para vivenciar um processo de desintoxicação na Tailândia tão profundo que tive clareza absoluta da minha missão de vida: ajudar as pessoas na construção de uma saúde vigorosa. Eu nunca tinha sentido tanta alegria, esperança e satisfação na vida. Foi um divisor de águas. 
De volta ao Brasil, tive dois restaurantes de Alimentação Natural sem glúten, sem lácteos e totalmente orgânico, e o primeiro delivery de Suco Verde da cidade. Também fui a consultora responsável por inaugurar a primeira padaria e confeitaria sem glúten de Brasília. 

MEU LABORATÓRIO

Diante das descobertas, comecei a fazer testes. Virei meu laboratório. Tirava determinado alimento por um tempo e quando comia de novo ficava atenta aos efeitos. Depois que tirei os derivados de leite, por exemplo, nunca mais tive gripe, rinite ou alergias.

Quando percebi que principalmente, a forma como eu me alimentava alterava tudo, tudo mudou. Alterava não só meu físico, mas impactava meu sono, meu humor, minha disposição e meu sentimento de esperança. Entendi que a minha saúde estava totalmente nas minhas mãos. Não tinha nada a ver com o tempo ou com a genética.

A maioria dos males que assolam a humanidade estão relacionados a saúde. E a causa está no estilo de vida e como tratam as doenças, ignorando a causa e silenciando os sintomas. 

EPIDEMIA

Uma verdadeira epidemia de doenças cardíacas, diabetes, doenças degenerativas, depressão, obesidade, doenças cognitivas e motoras, e muitos outros distúrbios perturbam o ser humano. A causa número um de mortes no mundo hoje são as doenças cardíacas. As doenças cardíacas tem como causa principal uma alimentação inadequada, sedentarismo e tabagismo. 

A segunda causa é o câncer, grande parte dos casos estão associados aos hábitos de vida.

Diabetes,  uma doença causada pelo excesso de carboidratos refinados na alimentação. 642 milhões de pessoas sofrem com a doença. Mais de 186 mil pessoas abaixo dos vinte anos tem diabetes nos EUA. Não mais que uma década atrás, o diabetes tipo 2 era conhecido como um diabetes que só se manifestava na idade adulta. No mundo, 350 milhões de pessoas tem sobrepeso e 100 milhões são obesas12 bilhões de dólares são gastos em anti-depressivos por ano, só nos Estados Unidos.

Grande parte dessas doenças, senão sua totalidade, são em razão do estilo de vida destrutivo que escolhemos levar hoje em dia. O ponto principal desse estilo de vida é a forma como nos alimentamos. As pessoas não associam saúde e alimentação. Acreditam que as doenças que enfrentam nada tem a ver com o que comem ou como vivem. Acreditam que tais doenças decorrem de fatores genéticos, externos, uma cartada de azar.

SUA SAÚDE ESTÁ NAS SUAS MÃOS

O Genoma Humano foi publicado em 2003. Descobriu-se que temos apenas 23 mil genes funcionais. Isto abriu uma enorme lacuna a respeito da genética, e a partir daí nasce a Epigenética, a ciência que estuda a influência do modo de vida sobre a genética.

80% das doenças que afetam o ser humano podem ser absolutamente evitadas. Apenas 15% das doenças que desenvolvemos são diretamente causadas por herança genética e 5% estão relacionas a causas externas como acidentes. Portanto a saúde está de fato em nossas mãos. O hábito de manter uma alimentação rica, completa e saudável pode ser considerado um grande remédio. 

Outros fatores como a forma que respiramos, a pureza da nossa água, o fato de fazermos ou não atividade física regular, como dormimos, como nos relacionamos e se nos conhecemos ou não é o que determina nossa saúde.

Uma coisa é certa, em algum momento você vai ter que cuidar da sua saúde, melhor que seja de forma preventiva, enquanto você está saudável e autônomo, do que já doente e dependente, remediando a situação. Quando pensamos a médio e longo prazo tenha certeza que exames, médicos e medicamentos podem custar muito mais caro do que investir na sua saúde agora. A prevenção é melhor do que a cura.

Quem cuida da saúde como prioridade desde cedo pode ter uma vida extraordinária e uma velhice com muito mais qualidade de vida.

“Viva com bom senso – entre mil pessoas, somente uma morre de morte natural, o restante sucumbe a estilos de vida irracionais.”
Maimônides.(Sec. XII).

CRENÇA LIMITANTE

A crença de que podemos viver da maneira que quisermos, sem dar atenção a nossa saúde persiste. Quando acometidos de um doença, apenas vamos ao médico e, sem tentar entender o que está acontecendo, remediamos. Ou pior, quando a medicação não faz mais efeito, opta-se por retirar o órgão que incomoda, se isso for possível, como no caso da vesícula por exemplo. Nada no nosso corpo é dispensável. Se a vesícula está inflamada, temos que cessar a inflamação e não arranca-la fora.

A medicina tradicional é um sucesso para tratar doenças, não para curá-las. O sistema de saúde atual fracassou pois não cuida da causa, apenas dos sintomas. O melhor médico é aquele que ensina a curar ao invés de prescrever.

MINHA MISSÃO

Toda a minha jornada me levou para me tornar uma pesquisadora em nutrição e saúde. Acompanho o trabalho de médicos e autores como Dr. David Permuter, David Wolfe, Valter Longo, Dona Gates, John Gabriel, Geneen Roth, David Asprey, Alanna Collen, dentre outros, sempre em busca de fontes confiáveis, conhecimento e ferramentas práticas para potencializar a saúde. Sou apaixonada por esse universo, adoro ler livros e artigos, ver filmes, entrevistas e documentários sobre o tema.


Quero compartilhar meu conhecimento e experiência ajudando ao maior número de pessoas a transformar a sua saúde e sua vida, através da alimentação. Essa é minha missão.

Podemos tomar as rédeas da nossa vida. Podemos viver em estado pleno de saúde e felicidade. Existe outro caminho. Com a implantação de hábitos saudáveis, nos tornamos livres de todas as mazelas e doenças. Esses hábitos começam na alimentação.

O propósito do meu trabalho é cooperar para ampliação dos seus horizontes no campo da nutrição e hábitos de vida saudáveis. Esclarecendo sobre os riscos de uma alimentação artificial e mal elaborada, apresentando também as diretrizes para uma alimentação natural, equilibrada e saudável de verdade. E também como seu estilo de vida interfere em todas as áreas da sua vida.
Atualmente, ofereço cursos presenciais e online sobre estilo de vida saudável, desintoxicação e gastronomia.

CURSO DESCOMPLICANDO A GASTRONOMIA

Esse curso surgiu de inúmeros pedidos ao longo da minha jornada. As pessoas sempre demonstraram interesse em aprender sobre a minha gastronomia e eu sempre dizia que ir providenciar.
Na verdade uma parte de mim não acreditava que eu pudesse dar aulas. Acreditava que eu não era nada didática e que apesar de saber fazer, eu não seria capaz de ensinar meu dom.
Mesmo assim, impulsionada pelos constantes pedidos, e uma parte de mim que adora desafios, decide fazer o teste.

No primeiro curso, fiz uma proposta de comidinhas simples que salvam em qualquer situação, chamado Preparos Rápidos.

Fiquei surpresa com o feedback da turma. Me disseram que eu sabia explicar e passar o conhecimento de forma clara e simples. Era justamente o que eu precisa ouvir. Fiz mais dois módulos, um de Pratos Principais, e outro de Pães e Sobremesas. Todos foram um sucesso.

Apos algum tempo outros módulos foram surgindo, como o de Delícias Veganas e também a Oficina de Pães Artesanais e Confeitaria sem açúcar!


O sucesso dos cursos foi tamanho que, incentivada pelo meu grande apoiador, Ricardo Matos, meu marido,  decidimos expandir o alcance da mensagem e fazer esses cursos presenciais na suas versões on line.

ONLINE


Assim surgiu meu primeiro curso on line, o Descomplicando a Gastronomia. Foi uma experiência e tanto para mim, pois até então não era nada digital. De fato, conseguimos levar a mensagem para um maior número de pessoas e isso nos trouxe muita alegria. Mas quando queremos crescer e aprender sempre buscamos o feedback das pessoas envolvidas a fim de nos ajudar no caminho da evolução. Nesse sentido, percebemos que as pessoas queriam e precisam de mais informação. Um conteúdo que  abrangesse todos os pilares da saúde, além da alimentação. E mais, além de levar o conhecimento do que fazer para se tornar mais saudável, era preciso também ajudar as pessoas no “como fazer a mudança”.

Assim, nasce o curso Primeiros Passos Para uma Vida Saudável.

Um curso bem completo que mostra o que e como fazer para transformar sua saúde. Um passo a passo mostrando o caminho de forma simples e prática.

PROTOCOLO DE DESINTOXICACÃO PESSOAL

Outro curso que nasce para atender à necessidade das pessoas, para que conheçam as ferramentas de desintoxicação do corpo, é o Protocolo de Despoluição Pessoal.

A desintoxicação foi um marco na minha vida e acredito que seja imprescindível para quem quer vivenciar um estado ótimo de saúde! Nesse curso mostro como limpar seu corpo, começando pelos rins, intestino, fígado e por fim o sangue, retirando os metais pesados. Tudo isso de uma forma simples e autônoma, no conforto da sua casa.

ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE

Cada escolha, uma renúncia. A cada escolha que fazemos, optamos por uma consequência positiva ou negativa. Conforme conhecemos mais sobre nós mesmos e nossas escolhas, podemos fazê-las de forma mais consciente e, consequentemente, colher frutos positivos. Assim é com os alimentos. Cada alimento que escolhemos traz em si uma consequência positiva ou negativa. Quando escolhemos alimentos saudáveis, densamente nutritivos, ricos e puros, estamos fazendo a escolha por alimentos que constroem nosso corpo. Quando escolhemos alimentos pobres, poluídos por produtos químicos, pesticidas e agrotóxicos, antibióticos e hormônios, estamos fazendo uma escolha por alimentos que degeneram o organismo, são os alimentos destrutivos.

Mens sana in corpore sano

A mente tem influência sobre o corpo e vice-versa. Cada um de nossos pensamentos é o produto e o produtor de alterações químicas e elétricas em nosso organismo.
Nas últimas décadas descobriu-se que que essas alterações na mente e no corpo são simbióticas, as mudanças efetivadas criam um efeito no cérebro que influenciam o corpo e vice-versa.
É preciso portanto cuidar da energia mental  e dos nossos pensamentos para que possamos ter saúde plena. Atenção com o que você está criando com seus pensamentos. Se você pensa que não consegue se alimentar de forma diferente, você estará certo. Se você pensa que consegue, também estará certo.

Quando cuidamos do nosso corpo, ajudamos a aquietar e clarear nossa mente de pensamentos difusos, negativos e compulsivos. Quanto melhor você se alimentar, mais irá despertar sua consciência. Quanto mais consciência, mais você vai querer se alimentar melhor. É um círculo virtuoso de saúde.

“Não é apropriado ver como separadas coisas que não se podem distinguir.” Albert Einstein.

CAMINHO SEM VOLTA

Quando você inicia o caminho de busca pela saúde e pelo auto-conhecimento, você acessa um caminho sem volta. Quando você aprende o que te faz bem de verdade, você não quer mais pagar o preço caro de comer o que te faz mal.


Você para de buscar o prazer imediato e busca o prazer duradouro, o verdadeiro bem estar. Tudo muda
.

VALE DA MORTE

A mudança de hábitos alimentares é simples, mas exige uma estratégia. No começo você precisa passar por um processo para desviciar o paladar, o que costumo chamar de atravessar o vale da morte.

Nesse momento você passa a consumir alimentos deliciosos, nutritivos e saudáveis. É possível. Isso existe. Você pode comer com prazer e saúde na mesma garfada.

Com atividade física seu corpo começa a querer saúde e busca por alimentos mais saudáveis. Você dorme melhor, acorda melhor, vive melhor.

Daí você começa a ressignificar o que é prazer pra você.

Prazer é viver a vida com energia e saúde perfeita, sem doenças, sem mau estar. Prazer é envelhecer de forma saudável, aproveitando um momento tão lindo da nossa vida, cheio de experiência e sabedoria. É dormir bem, profundo, sonhar e acordar disposto e cheio de esperança. É poder praticar esportes sem dificuldade. Prazer é se relacionar de forma harmônica com todos os seres, humanos, animais e com toda a natureza.

RESSIGNIFICANDO O PRAZER

Podemos sentir prazer com uma alimentação natural sim. Já se foi o tempo do mito de que comida natural era sem graça e insossa. A proposta é ter sabor, prazer e saúde junto. Mas que o prazer nunca se sobreponha a função básica que é nutrir e gerar vida para o corpo.

Eu posso garantir que se alimentar de forma natural, orgânica e viva é uma experiência pessoal de ampliação da consciência. Só podemos descrever seus benefícios reais experimentando no próprio corpo. Leva algum tempo até que um novo equilíbrio seja criado pelo organismo, o que vai abrir a possibilidade de conexão com a vida de uma maneira profunda e plena.

O tempo é agora, não há mais o que esperar. Tome uma decisão, decida parar de sofrer agora e mude a sua história. 

”Você está a um passo de se tornar a pessoa que você quer ser.”
Tonny Robbins

GASTRONOMIA CONSTRUTIVA


Mas afinal de contas, o que é gastronomia? Em uma aula com o grande chefe Alex Atala, que tive o privilégio de assistir ao vivo e a cores, ele descreveu a gastronomia de forma simples e perfeita pra mim. Gastronomia é elevar o ingrediente ao seu melhor ponto.

A gastronomia é um mistério, mas com algum conhecimento sobre ingredientes e técnicas, você pode fazer qualquer coisa na cozinha com cara de chef!


O meu lema é o do filme Ratatoule: “Todos podem cozinhar!”
Mesmo quem não tem a menor ideia de cozinha, pode aprender, assim como tudo na vida.

Quem não cozinha, literalmente come na mão dos outros. Uma vez que você conhece os ingredientes e a técnica básica, fica descomplicado, você pode fazer qualquer coisa!
A proposta é te ajudar, passo a passo, a preparar seu próprio alimento, trazendo assim autonomia e liberdade para sua vida.


Você vai ver que cozinhar, não é tão complicado quanto parece. Com um pouco de técnica, organização e ideias de como combinar os alimentos, conhecendo preparos rápidos, simples e práticos, todo mundo pode cozinhar.

Meu sonho

Eu tenho um sonho e não quero sonhar sozinha.

Meu sonho é que todos despertem para uma VIDA saudável! Que todos possam se alimentar de forma nutritiva e limpa! Que todos tenham saúde plena e que a humanidade seja livre de todas as doenças, do corpo e da alma. Sonho que sejamos todos saudáveis e felizes.

Sonho também com o dia em que todos sejam um com a Natureza. Que a Terra seja respeitada como um ser vivo que nos alimenta diariamente e que possamos vê-la como nossa Mãe.

Que sejamos a própria Natureza manifestada. Sonho que todos vivam em prosperidade e abundância.

Sonho com um mundo sem venenos, sem drogas, sem açúcar, sem agrotóxicos e pesticidas.

O primeiro passo para fazer esse sonho uma realidade está em nossas mãos. A mudança começa dentro, aqui e agora.

A mudança começa em você! Esse é o maior bem que você pode fazer ao mundo.

 

Comentários