Formas Naturais para “bombar” seus hormônios do bem-estar

Todos nós temos dias “bons” e dias “não tão bons”. Em algumas manhãs acordamos e a vida não está com aquele brilho especial. Tudo parece difícil. Da próxima vez que você se sentir “pra baixo”, sem razão aparente, experimente colocar em prática essas dicas simples que podem melhorar seu bem-estar:

Aproveite os Raios de Sol!

A falta de vitamina D no organismo está relacionada ao “Transtorno Afetivo Sazonal” – um tipo de depressão que afeta as pessoas que não têm acesso ao sol e sua luminosidade por  longos períodos, geralmente durante o outono e inverno (comuns no hemisfério norte). Em outras palavras, é mais difícil ser feliz sem sol!

Tomar sol regularmente faz muito bem para nossa saúde e melhora nosso humor. Para a maioria de nós, basta um pouco de sol diariamente para que possamos sintetizar a vitamina D e nos manter em alto astral! Apesar da vitamina D ser encontrada no óleo de peixe, no fígado, na gema de ovo e em alguns produtos lácteos integrais, o corpo precisa de sol ou de suplementação específica para poder manter uma taxa saudável no organismo.

Da próxima vez que você estiver tendo um dia ruim e quiser transformá-lo em um dia bom, faça um passeio ao ar livre e receba luz solar na sua pele. Você vai se sentir melhor!

Os Benefícios naturais do chocolate

Cacau não faz bem só porque é gostoso. Na verdade é um super alimento, pois contém várias substâncias saudáveis que contribuem para melhorar o nosso humor.

Um bom chocolate amargo ou um bom cacau é uma fonte rica de fitoterápicos com propriedades que impulsionam os hormônios do bem estar. São eles: anandamida, teobromina, triptofano e serotonina – algumas das mesmas moléculas que nosso cérebro produz quando estamos apaixonados.

Uma dose diária vai muito bem. Escolha um bom chocolate, com alta concentração de cacau, sem açúcar – e aprecie cada pedaço. Você também pode usar o cacau em pó para fazer vitaminas ou chocolates quentes saudáveis deliciosos!

Tire o atraso do Sono

Poucas coisas prejudicam tão bem o nosso bom humor quanto o cansaço. Mesmo quando a vida está ótima, você não consegue apreciá-la se estiver se sentido exausta. Organize seu sono, para que você realmente possa descansar e dormir bem a noite.

Crie um ritual noturno para ter um sono profundo e reparador. Tome um bom banho quente e faça uso de chás tranquilizantes. Desligue-se do mundo deixando seu celular de lado. Use um  óleo essencial de Lavanda para relaxar o sistema nervoso. Descubra o que te ajuda a descontrair e relaxar.

Depois de um bom descanso, com um sono reparador, tenho certeza que você se sentirá muito melhor no dia seguinte!

 

Tenha um animal de estimação

 

 

Existem vários estudos científicos que comprovam que animais de estimação são benéficos para nossa saúde e proporcionam felicidade. Animais por perto podem baixar a pressão sanguínea, reduzir o estresse, aliviar a solidão e diminuir a negatividade.

Assistir e interagir com os animais também ajuda a relaxar sua mente, ou seja, eles nos ajudam a dar um tempo dos pensamentos.

Se você não tem ou não pode ter um animal em casa, você pode ser voluntário em um abrigo de animais ou passear em parques, onde têm vários cachorros. Pode ainda aproveitar a convivência com algum animal de estimação de um amigo.

Meditação

A prática da meditação e da atenção plena há muito tempo têm sido reconhecidas pelos seus benefícios para a nossa felicidade e saúde mental.

Essas práticas podem reduzir a ansiedade, depressão, dor, estresse e ainda melhorar o foco. A meditação também aumenta nossa resiliência, ou seja, nossa capacidade de atravessar situações difíceis.

Num dia difícil, pausar por 10 minutos, focar na respiração e experimentar o silêncio pode transformar o seu dia! Respire profundamente, com  ênfase na exalação. Isso vai te ajudar a diminuir seu nível de estresse.

 A saúde é construída com pequenas atitudes diárias, com alegria e saúde!