Bolinhas de Cacau, Café e Spirulina

Escrito por Julia Murça

16 de março de 2018

Essas sensacionais Bolinhas de Cacau, Café e Espirulina são poderosas! Feitas com ingredientes super nutritivos e saborosos, que trazem saciedade para nosso corpo.
Não precisa matar a sua fome por doces com porcarias que vão até te dar algum prazer na hora imediata e depois lhe farão muito mal.
Dá pra ter saúde e prazer na mesma mordida sim!

Cacau

Matéria-prima do chocolate, o cacau é um alimento funcional importante! Rico em vitaminas, minerais, magnésio e flavonoides, capaz de elevar a qualidade da saúde do coração e melhorar o humor. Esse benefícios estão associados ao cacau puro ou ao chocolate amargo ou meio amargo, que possuem, pelo menos, 55% de cacau em sua composição, e de preferência que não contenha açúcar em sua composição. Quanto mais claro o chocolate, menos cacau ele tem  e, em compensação, mais adição de leite e açúcar ele recebe, o que torna o produto um alimento destrutivo. O chocolate branco não possui cacau.

Endorfina

O cacau estimula a liberação de endorfina, contribuindo para a síntese de serotonina, que ajuda a relaxar a aliviar o estresse. Garante maior disposição mental e combate a depressão. Evite consumir chocolate a noite, pode agitar seu sono. Estas propriedades também favorecem a criação de neurônios, agindo como estimulante cerebral.

Flavonoides

Rico em flavonoides, que têm efeito antioxidante, o alimento age fortalecendo o sistema cardiovascular e circulatório,  impedindo o acumulo de gordura nas artérias, combatendo a hipertensão. Além disso, contribui para reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).

Ainda emagrece?

Os chocolates amargo e meio amargo são aliados da dieta. Além de controlarem a ansiedade e elevarem a sensação de bem-estar, evitando a compulsão alimentar, eles trazem saciedade, ao mesmo tempo promovem a saúde. Ou seja, pode comer sem culpa.

Café

A cafeína pode melhorar o humor, reduzir a probabilidade de depressão, estimular o funcionamento do cérebro e proteger contra a doença de Alzheimer e de Parkinson.
Pode ainda acelerar o metabolismo e promover a perda de gordura. O consumo de pequenas quantidades de cafeína, cerca de uma hora antes do treino, pode melhorar o desempenho nos exercícios. Bebidas cafeinadas com café e chá podem reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2, embora isso dependa de cada indivíduo.

Outros benefícios

  • Protege o fígado: O café pode reduzir o risco de danos no fígado (cirrose) em até 84%. Ele pode retardar a progressão da doença, melhorar a resposta ao tratamento e diminuir o risco de morte prematura.
  • Promove a longevidade: Beber café pode diminuir o risco de morte prematura em até 30%, especialmente para as mulheres e diabéticos.
  • Diminui o risco de câncer: 2-4 xícaras de café por dia podem reduzir o risco de câncer de fígado em até 64% e o risco de câncer colo-retal em até 38%.
  • Protege a pele: Consumir 4 ou mais xícaras de café por dia pode diminuir o risco de câncer de pele em 20%.
  • Reduz o risco de esclerose múltipla: bebedores de café podem ter um risco 30% menor de desenvolver esclerose múltipla (EM). No entanto, nem todos os estudos concordam.
  • Previne a gota: beber regularmente 4 xícaras de café por dia pode reduzir o risco de desenvolver gota em 40% nos homens e 57% nas mulheres.
  • Promove a saúde dos intestinos: Consumir 3 xícaras de café por dia por apenas 3 semanas pode aumentar a quantidade e a atividade das bactérias intestinais benéficas.

Tenha em mente que o café também contém outras substâncias que melhoram a saúde. Alguns dos benefícios listados acima podem ser causados por outras substâncias que não a cafeína.
Resumindo: Pode beber café sim!

Espirulina

Espirulina é uma alga considerada um superalimento. Fonte de proteína, aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes. Ela é rica em sódio, ferro, beta caroteno, cálcio, vitamina B12, vitamina K e muito mais.

Devido a sua grande diversidade de nutrientes, que nutrem o corpo de maneira completa, foi eleita como “O melhor alimento para o futuro” pela ONU e “Alimento do Milênio” pela OMS. 
Utilizar essa super dose de nutrientes é maravilhoso. O corpo recebe nutrientes de excelente qualidade e pode trabalhar tranquilo em tudo que ele tem que fazer, produzir, limpar.
A sugestão diária é de 3 gramas logo ao acordar. Assim que acordo, depois de 20 minutos de meditação sagrada e linda, tomo cerca de 400 ml de água com limão e minha dose de espirulina. Gosto de tomar a espirulina sem outros complementos neste momento pois sinto que ela é melhor absorvida. Mas você pode consumir a qualquer hora do dia como no caso dessa receita mágica!

Bolinhas de cacau, café e espirulina!

Ingredientes

(rende cerca de 18 bolinhas!)

  • 1 xícara de castanha de caju
  • 1 xícara de amêndoas
  • 2 colheres de sopa de chia
  • 2 colheres de sopa de semente de girassol
  • 1/2 xícara de café expresso forte
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco
  • 3 colheres de aveia em flocos grossos
  • 1 colher de chá de espirulina em pó
  • 1/2 colher de chá de extrato de hortelã puro

Modo de fazer

  1. Bata a castanha de caju, amêndoas, chia, semente de girassol e a aveia no processador até obter uma farinha grossa
  2. Acrescente os outros ingredientes até obter uma mistura homogênea
  3. Faça as bolinhas e divirta-se!

Conservação

Geladeira por até 5 dias.

Um abraço!

Para conhecer mais sobre alimentação saudável, deliciosa e prática acesse: cursos.juliamurca.com.br/dg

 

Comentários