Farofa de Coco e Banana da Terra

Escrito por Julia Murça

23 de maio de 2017

A Versatilidade do Coco

Coco é uma dos alimentos mais incríveis da natureza que eu conheço. A versatilidade do coco na gastronomia faz com que preparos simples se transformem em verdadeiras experiências gastronômicas. Adoro!

Essa farofa de coco e banana da terra mostra essa versatilidade.

Divino coco

Divino coco

Divino coco

Costumo sempre ter pedaços de coco seco na geladeira, bem a mão, para comer como um lanchinho, a qualquer hora. E faço uso do leite e do bagaço constantemente na minha cozinha.
coco é versátil, nutritivo e indispensável na alimentação saudável e criativa. Com ele é possível fazer diversos preparos doces e salgados, para qualquer momento, desde o café da manhã até o jantar.

O coco é um alimento densamente nutritivo e delicioso! Fornece vários benefícios para a saúde, tais como: proporciona mais energia e hidratação, desintoxica o organismo, melhora o funcionamento do intestino, regula a pressão alta, além de fornecer vitaminas e sais minerais!

Nutrientes

Leite de coco
*Carne e leite do coco caseiro  

  • Vitamina C, E e K
  • Folato
  • Cálcio
  • Ferro
  • Magnésio
  • Potássio
  • Selenio

http://nutritiondata.self.com/facts/nut-and-seed-products/3113/2

Benefícios

O coco, assim como o leite feito de sua polpa, é rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Tem vitamina C, B1, B3, B5 e B6, cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e manganês e ainda proteína, arginina e ácido láurico.

O ácido láurico presente no coco e no leite de coco garante propriedade antiviral, antifúngica, antibacteriana, digestiva, imunoestimulante e antioxidante. Age, ainda, contribuindo para regular os hormônios da tireoide e acelerar o metabolismo. Tem propriedades laxantes, ajudando no bom funcionamento do intestino, e seu poder antioxidante combate os radicais livres, protegendo o corpo de diversas doenças relacionadas com o processo oxidativo do corpo e o envelhecimento precoce.

Leite de coco

Fazer o leite de coco é super simples. Basta bater a polpa do coco com água e coar. Neste vídeo ensino passo a passo bem direitinho para não ter dúvida.

Banana da Terra

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A banana da Terra é uma das mais conhecidas aqui no Brasil. Além dela, consumimos bastante a prata, nanica, maçã. Essa banana é ótima e versátil para receitas. Funciona para preparos salgados ou doces como muffins, bolos e pudins.

Além de gostosa, a banana da terra tem alguns benefícios interessantes. Com certeza seu maior benefício está na grande quantidade de vitaminas A e C e potássio, cerca de 462 mg por cada 100 gramas de fruta presentes em sua composição. Por seu alto teor de nutrientes, essenciais ao organismo humano, essa variedade de banana é considerada a mais benéfica à saúde, podendo trazer os seguintes efeitos ao corpo:

  • Redução da pressão arterial
  • Alívio de febres
  • Fortalecimento dos ossos
  • Redução do estresse
  • Previne a “doença da manhã” (enjoo matinal de gestantes)
  • Combate à depressão
  • Amenização de câimbras e dores musculares

É fácil de identificar a banana da Terra, pois ela é mais comprida que as demais, tem a casca amarela escura e pode chegar até a 500 g cada uma!

Adoro criar receitas com esses dois ingredientes coco.

Faço um muffins de banana da terra com coco  que é uma delícia. Preparo delicioso e descomplicado de fazer.

Investindo na sua alimentação, e priorizando a sua saúde, você verá um novo mundo se abrir diante dos seus olhos. Vale a pena!

Cúrcuma

A cúrcuma, uma raiz da família do gengibre, é possivelmente uma das substâncias da Natureza mais benéficas para a saúde humana. Diversos estudos, de alta qualidade, mostram que ela oferece resultados importantes para o corpo e o cérebro.

Cúrcuma

Cúrcuma

A CÚRCUMA CONTÉM COMPOSTOS BIOATIVOS COM POTENTES PROPRIEDADES MEDICINAIS. Recentemente, a ciência começou a apoiar o que os indianos já sabiam há muito tempo… ela realmente contém compostos com propriedades medicinais (1). Estes compostos são chamados de curcuminoides, dentre os quais o mais importante é a curcumina.

A curcumina é o ingrediente ativo principal da cúrcuma. Ela tem efeitos anti-inflamatórios e é um antioxidante muito forte. A curcumina é um composto anti-inflamatório natural.

Esse Artigo do Flávio Passos está bem completo. Fala cientificamente dos benefícios da cúrcuma. Vale a pena ler: Acesse clicando nesse link:
https://flaviopassos.com/2016/04/12/dez-beneficios-a-saude-comprovados-da-curcuma-e-da-curcumina/

Farofa de coco e banana da terra

Essa farofa é lowcarb, nutritiva e deliciosa.

Farofa de coco, banana da terra e semente de abobora

Ingredientes

Receita sem glúten, sem lácteos, sem farinha e sem açúcar

  • 1 alho poró médio
  • 2 bananas da terra madura
  • 4 xícaras de bagaço de coco
  • Azeite ou ghee a gosto
  • 1 xícara de sementes de abóbora tostadas
  • 1 pitada de cúrcuma
  • 1 pitada de orégano
  • Salsinha e sal a gosto

Modo de fazer

  1. Coloque o azeite ou ghee (eu uso os dois) para aquecer numa frigideira larga
  2. Pique o alho poró em rodelas finas. Coloque-o na frigideira e sele até que doure levemente
  3. Corte a banana da terra em pequenos cubos
  4. Acrescente a banana da terra na frigideira e deixar dourar
  5. Misture o bagaço de coco, as sementes de abóbora e os temperos

Conservação

Pode ser conservado por até 5 dias na geladeira.
Farofa de coco e banana da terra: super nutritiva e deliciosa!

Comentários