Pudim de Cacau e Chia

Escrito por Ricardo Matos

12 de março de 2018

Pudim de Cacau e Chia é delicioso! Além de matar a vontade de comer chocolate, você fica satisfeito rapidamente em razão da combinação desses bons ingredientes.
Como eu sempre digo: Dá pra ter saúde e prazer na mesma garfada sim!

Chia

A chia (Salvia hispânica) é altamente nutritiva, proporcionando muitos benefícios ao organismo, como desintoxicação, redução de ansiedade, bom colesterol e triglicérides. Ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, fortalece os músculos.
Contêm proteínas, ômega 3, magnésio, manganês, fibras, antioxidantes e cálcio.

Atenção à absorção da chia seca, ou seja, não hidratada. Devido ao seu poder de absorção de água, ela pode expandir em até 7 vezes seu peso.
De acordo com Nina Manolsol, coaching em saúde, em Boston, nos Estados Unidos, a ingestão de sementes secas absorve a água que há no nosso organismo, possibilitando uma oclusão. A médica Rebeca Rawl, que escreveu o livro “O impacto da semente de chia no esôfago”, adverte que ninguém deve ingerir a semente seca.

 

Não é o caso dessa receita que segue mais abaixo, porque a chia foi hidratada.

Cacau


Matéria-prima do chocolate, o cacau é um alimento funcional importante! Rico em vitaminas, minerais, magnésio e flavonoides, capaz de elevar a qualidade da saúde do coração e melhorar o humor. Esse benefícios estão associados ao cacau puro ou ao  chocolate amargo ou meio amargo, que possuem, pelo menos, 55% de cacau em sua composição, e de preferencia que não contenha açúcar em sua composição.  Quanto mais claro o chocolate, menos cacau ele tem – e, em compensação, mais adição de leite e açúcar ele recebe, o que torna o produto um alimento destrutivo. O chocolate branco não possui cacau.

Endorfina

O cacau estimula a liberação de endorfina, contribuindo para a síntese de serotonina, que ajuda a relaxar a aliviar o estresse. Garante maior disposição mental e combate a depressão. Evite consumir chocolate a noite, pois pode agitar seu sono. Estas propriedades também favorecem a criação de neurônios, agindo como estimulante cerebral.

Flavonoides

Rico em flavonoides, que têm efeito antioxidante, o alimento age fortalecendo o sistema cardiovascular e circulatório,  impedindo o acumulo de gordura nas artérias, combatendo a hipertensão. Além disso, contribui para reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).

Ainda emagrece?

Os chocolates amargo e meio amargo são aliados da dieta. Além de controlarem a ansiedade e elevarem a sensação de bem-estar, evitando a compulsão alimentar, eles trazem saciedade, ao mesmo tempo promove a saúde. Ou seja, pode comer sem culpa.

 

Pudim de Cacau e Chia  

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de sementes de chia
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 xícaras de leite vegetal caseiro (coco, amêndoas, castanha de caju)
  • 3 colheres de sopa de xarope de maple ou mel.

 Modo de fazer

  1. Misture todos os ingredientes e reserve por 15 minutos.
  2. Decorridos os 15 minutos, mexa a mistura com uma colher e armazene em um recipiente selado na geladeira por pelo menos 4 horas.
  3. Sirva com fatias de banana, framboesas, pistaches, castanhas ou que você preferir.
É uma excelente opção de lanche ou sobremesa.
 
Aproveite!
 
Alimentar-se bem é um ato de amor próprio! E não é um bicho de sete cabeças. Dá pra unir prazer e saúde na mesma garfada.
Se você quiser conhecer uma gastronomia descomplicado e saudável acesse: cursos.juliamurca.com.br/dg

Comentários