Manjar de Jabuticaba

Hoje compartilho com vocês uma receita preparada com Jabuticaba, uma das frutas da estação Primavera. Este Manjar de Jabuticaba tem um sabor exótico e surpreendente.
Jabuticaba é uma fruta divina. Tem vários nutrientes e seus benefícios à saúde são inúmeros.

Pesquisas científicas

Várias pesquisas científicas comprovam o poder desta frutinha. As pesquisas mostram que ela é riquíssima em antioxidantes e fazem muito bem a saúde.

Alguns estudos interessantes mostram que ela age na recuperação da memória em animais, e por isso está sendo relacionada a um alimento preventivo de Alzheimer. Essa linda frutinha também ajuda no combate à obesidade, longevidade de bactérias probióticas e também no combate de dois tipos de câncer. Fantástico, não é?

Além do mais, elas tem a capacidade de prevenir o envelhecimento precoce das células. Essa frutinha é mesmo extraordinária! Agora que tal colocar em prática e fazer uma sobremesa fácil e saborosa?

Ingredientes

*Receita sem glúten, sem lácteos, sem açúcar e sem farinha.

Modo de fazer

  1. Bater no liquidificador a jabuticaba e o leite até integrar. Coar. Descartar o bagaço da jabuticaba.
  2. Em uma xícara misture o ágar-ágar com um pouco do leite de jabuticaba (suficiente apenas para diluir).
  3. Aquecer todo o leite e esta mistura de ágar-ágar em uma panela até cerca de 70 graus (isso serve para ativar o poder gelificante do ágar-ágar). Se você não tiver termômetro, use o dedo para perceber a temperatura. Quando você coloca o dedo e não suporta a temperatura, está bom.
  4. Retire do fogo e acrescente o xilitol e o sal.
  5. Coloque em forminhas de silicone, pequenas ou grandes. Ou pode colocar em uma vasilha de vidro como uma gelatina.
  6. Leve para a geladeira e aguarde solidificar.

Geleia de jabuticaba

Modo de fazer

  1. Bata as jabuticabas com um pouco de água no liquidificador. O suficiente para obter um suco espesso. Coe. Descarte o bagaço da jabuticaba.
  2. Leve o suco de jabuticaba ao fogo numa panela mais aberta e acrescente o açúcar de coco, mexendo até ferver. Abaixe o fogo e vá mexendo até dar o ponto de calda. Reserve.

Conservação

Em geladeira até 3 dias.
Na hora de servir, cubra o manjar com a geleia. Sirva e se delicie! Fica doce e azedinha! Delícia!
Até logo!

//www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/06/19/jambo-e-jabuticaba-fazem-bem-memoria-e-previnem-contra-doencas-da-obesidade
//www.unicamp.br/unicamp/ju/620/saude-na-casca-da-jabuticaba
//www.unicamp.br/unicamp/ju/553/extrato-da-casca-da-jabuticaba-prolonga-vida-de-probioticos