Salada de Cenoura e Beterraba com Sementes

Escrito por Julia Murça

09 de setembro de 2017

Saladas são maravilhosas! Ricas, vivas e lindas! Esta salada de cenoura e beterraba com sementes de abóbora e gergelim e com castanha de caju fica muito gostosa. Ideal para os dias quentes e secos.

Salada de cenoura e beterraba com sementes e castanhas

Cenoura

Riquíssima em vitamina A. Tem também C e K. Tem cálcio, potássio, magnésio, fósforo e sódio em abundância.

Beterraba

Fonte de vitamina A e C. Muito parecida nutricionalmente com a cenoura. Tem também cálcio, potássio, fósforo e sódio.

Semente de abóbora

Boa fonte de proteína. Vitamina A, folato, cálcio, potássio, magnésio também estão presentes.

Gergelim preto

Alimento antioxidante, abundante fonte de magnésio, zinco, cálcio, vitaminas do complexo B e sesamina.

Azeite de oliva

Sou fã de azeite de oliva. É rico em gordura monoinsaturada, uma “gordura boa” que promove saúde para o nosso coração e ossos. Por isso, eu coloco azeite de oliva em todas as minhas saladas.
Além dos conhecidos benefícios ao coração, agora sabemos que o azeite de oliva extravirgem – óleo que é extraído usando apenas pressão (método conhecido como “prensagem a frio”) – contém uma substância natural, cujas extraordinárias propriedades anticâncer, têm causado comoção entre os pesquisadores médicos. Ela se chama hidroxitirosol. Trata-se de um anti-inflamatório natural, substância química antioxidante encontrada em uma ampla variedade de plantas. Esses fitonutrientes são responsáveis por muitos dos efeitos exclusivos à saúde que tornam a ingestão dos vegetais quase como o melhor conselho nutricional que alguém pode te dar.

Hidroxitirosol

  • Antioxidante: evita que os radicais livres danifiquem as células e causem estragos às membranas celulares e às mitocôndrias – as pequenas produtoras de energia que estimulam as atividades celulares
  • Regulador enzimático: controla a atividade das enzimas que poderiam de outra maneira causar danos aos órgãos.
  • Fator epigenético: este composto, presente no azeite de oliva, pode alterar as formas com que os genes se comportam nas células cancerosas e, se necessário, acelerar a sua morte através da apoptose (morte celular programada).
  • Anticancerígeno e anti-inflamatório

Use e abuse de azeite de oliva nas suas refeições

Para obter o benefício máximo das propriedades do azeite de oliva extravirgem, é melhor utilizá-lo diretamente da garrafa sobre pratos frios, como saladas ou vegetais. O aquecimento pode destruir os ingredientes benéficos deste óleo. Na verdade, o aquecimento de praticamente qualquer óleo até o ponto de fumaça não é uma boa ideia. Você pode cozinhar com o azeite de oliva, mas lembre-se que o aquecimento do azeite de oliva extravirgem acima de  320 graus, pode levar ao ponto de fumaça. O azeite de oliva virgem, por outro lado, não irá chegar ao ponto de fumo até que atinja cerca de 420 graus. No entanto, o azeite virgem não tem tantos fenóis quanto o extravirgem.

Muitas pessoas gostam de usar o azeite de oliva extravirgem na fabricação de pães, em vez de manteiga. Caso você goste, isso oferecerá mais benefícios à saúde do que as outras opções.
E lembre-se que o azeite de oliva pode melhorar a saúde do coração:  um estudo realizado por pesquisadores na Espanha, envolvendo pessoas idosas, demonstrou que aqueles que consumiam mais azeite viviam por mais tempo e tinham menos doença cardíaca. E aqueles que usavam o azeite de oliva extravirgem apresentavam um risco menor de desenvolver problemas cardiovasculares. https://flaviopassos.com/2017/06/17/beneficios-do-azeite-de-oliva/

Castanha de caju

Curinga da gastronomia. Vai bem em pratos doces e salgados. Tem vários benefícios.

Limão

Esse merece um post só pra ele.

Salada de cenoura e beterraba com sementes

*Receita sem glúten, sem lácteos, sem farinha, sem açúcar, vegana. 

Ingredientes

  • 3 cenouras médias
  • 2 beterrabas médias
  • 3 colheres de sopa de semente de abóbora
  • 3 colheres de sopa de gergelim preto
  • 1 punhado de castanha de caju
  • 2 pitadas de sal
  • 1 limão
  • Azeite a gosto

Modo de preparo

  1. Rale a cenoura e a beterraba. Reserve
  2. Pique grosseiramente a castanha de caju
  3. Misture todos os ingredientes

Conservação

O ideal é consumir na hora, mas pode guardar na geladeira por até 3 dias.
Esta Salada de Cenoura e Beterraba com sementes é nutritiva e fácil de fazer, refrescante e deliciosa. Experimente!
Beijo!

 

Comentários