Refeições líquidas – uma forma prática e indolor de se desintoxicar

Escrito por Julia Murça

10 de janeiro de 2020

Tempo de desintoxicar

Continuando no tema da desintoxicação, uma forma muito eficaz de limpar seu corpo é substituir uma refeição sólida do dia por uma refeição líquida. Pode ser o café da manhã por um belo suco verde ou um café batido com manteiga e óleo de coco. Pode ainda trocar o almoço por uma vitamina líquida ou o jantar por um creme de vegetais. Isso ajuda muito o seu sistema digestivo e dá espaço para seu corpo se limpar melhor.

Os benefícios da nutrição líquida, e a introdução de mais alimentos vivos (que vão nessas refeições)  a base de plantas, têm efeitos de cura profundos. Isso fará toda a diferença na sua vida e é uma forma de desintoxicar. Além do mais, uma refeição líquida durante o dia deixa sua vida mais prática.

Além de limpar seu corpo, adicionar uma refeição líquida ao seu dia, ou se alimentar de líquidos por um ou alguns dias, vai te ajudar a:

  • Diminuir a compulsão alimentar
  • Ter mais energia ao longo do dia
  • Melhorar seu sistema imunológico
  • Perder alguns quilos indesejados
  • Melhorar seu sistema digestivo

Por que limpar?

Da mesma forma que seu corpo precisa de um feriado da rotina de trabalho, ou pausas ao longo do dia, sua digestão também precisa de uma pausa para recarregar.

Com o tempo, nosso corpo fica exausto de comidas em excesso, não saudáveis, cafeína, álcool, estresse, toxinas, em nosso ambiente cotidiano e hábitos não saudáveis, que se infiltram em nossa vida diária.

Uma pausa para o sistema digestivo dá ao seu corpo tempo, espaço e condições certas para lidar com fatores que prejudicam nosso sistema. Esta pausa, através da alimentação líquida, restaura o equilíbrio e a vitalidade do nosso corpo mais uma vez!

Sinais de que o corpo está intoxicado

  • Excesso de peso
  • Baixa energia ao longo do dia, especialmente à tarde
  • Comer em excesso e nunca se sentir satisfeito
  • Dificuldade de concentração
  • Constipação intestinal ou fezes moles
  • Inchaço abdominal e/ou flatulência excessiva
  • Baixo desejo sexual
  • Ânsia de açúcar ao longo do dia
  • Dores de cabeça persistentes
  • Batalha diária com o mal humor

Benefícios de uma limpeza líquida

  • Prevenção de doenças crônicas
  • Fortalecimento da imunidade
  • Assistência na perda de peso
  • Melhoria na qualidade de vida
  • Mais energia
  • Pele radiante e brilhante
  • Diminuição da montanha-russa emocional
  • Melhoria do funcionamento do intestino
  • Melhoria no sono

Emoções positivas

Quando você abre espaço para seu corpo se desintoxicar, e adiciona uma refeição líquida ao seu dia, você contribui com o processo de desintoxicação. Neste caso, é provável que você experimente não apenas uma limpeza física, mas também uma limpeza emocional. Muitos de nós usam a comida como conforto quando nos sentimos mal, estamos estressados ou simplesmente entediados.

Tentamos alimentar nosso humor com a prazer da comida. Essa relação com a comida, que deveria ser de nutrição, muitas vezes serve para tentar preencher um vazio.

Quando começamos a mudar nossa rotina alimentar, e diminuir a agressão ao corpo, é comum sentirmos de tudo um pouco, desde picos de euforia – excessivamente alegres e energizados – até os pontos baixos de extrema agitação, raiva e culpa.

Isso porque, quando começamos a eliminar alimentos tóxicos no corpo, liberamos as toxinas armazenadas que causam essas alterações desagradáveis de humor.

A boa notícia é que isso é apenas temporário e, definitivamente, vale a pena se dedicar ao projeto!

Com qual frequência devo fazer uma detox líquida?

Não há uma resposta única para essa pergunta. Para mim, funciona muito bem e já faz parte da minha rotina diária. Faço três refeições ao dia, sendo uma líquida. Meu corpo adora!

Você pode experimentar e ver como funciona para você. Comece com uma refeição líquida, e depois tente fazer 2 ou todas as refeições líquidas num dia e veja como se sente. Se te fizer bem, você pode fazer uma refeição líquida todos os dias, como eu,  e uma vez por semana fazer um dia de refeição líquida. Fantástico!

Uma ótima maneira de experimentar com segurança os benefícios de uma limpeza é fazer isso com um programa nutricionalmente rico. Vou apresentar para você algumas receitas que você pode usar como refeição líquida que te deixarão nutridos e bem durante todo o dia!

IMPORTANTE

Para que a desintoxicação seja eficaz com as refeições líquidas atente-se para os seguintes pontos:

1. Comida de verdade

Há muitos shakes prontos no mercado que promovem “desintoxicações” rápidas e fáceis. Da próxima vez que você ver um desses produtos, leia o rótulo e veja o que há nele. A maioria contém uma quantidade desnecessária de ingredientes que você não pode pronunciar – fique atento para coisas como maltodextrina, hidroxianisol butilado, corantes, glutamato monossódico e etc.

Embora sejam convenientes, sugerimos que você se atenha a alimentos naturais e frescos feitos pela Mãe Natureza e não em laboratório. Preparar uma refeição líquida leva apenas 10 minutos, e o bônus é que você sabe exatamente o que está consumindo!

 

2. Beba muita água filtrada

A hidratação é fundamental para limpar seu corpo. Quando seu corpo começa a se desintoxicar começa a liberar toxinas que estão estagnadas.

Beber bastante líquido (especialmente água filtrada de boa qualidade – se possível mineral) vai ajudar a liberar as toxinas do seu corpo mais rapidamente.

Por que filtrada ou mineral? Geralmente a água pública tem aditivos como cloro e flúor que são péssimos para seu corpo. Se você está ingerindo essas substâncias, pode neutralizar todo o excelente trabalho que está fazendo com a desintoxicação.

Eu sei que nem todos tem acesso a água mineral e se esse for o seu caso, invista em um bom filtro.

3. Movimente-se!

O caminho para ter um corpo limpo começa com atividade física. É assim que seu corpo consegue colocar substâncias tóxicas para fora rapidamente. Movimente-se!!

Refeições líquidas

Por que usamos vitaminas, sopas e sucos para nos nutrir e limpar?

Quando estamos limpando, estamos tentando reduzir a carga digestiva em nosso sistema e com isso dar espaço para o corpo cuidar de outros afazeres como desintoxicar. Diminuindo a carga de trabalho do sistema digestivo e entregando para o corpo alimentos densamente nutritivos, criamos as condições ideais para que a saúde do corpo floresça e se mantenha.

Ao usar sucos, vitaminas e sopas, somos capazes de inundar nosso corpo com macro e micro nutrientes de maneira simples e fácil. Isso, por sua vez, libera nossa energia digestiva e permite que nosso corpo use o excesso de energia para limpar e revitalizar o corpo.

Principais dicas para manter seu alimento líquido saudável

  • Use alimentos verdes para a base de seus sucos, vitaminas e sopas. Vegetais verdes são o presente da Mãe Natureza para o ser humano, ajudando a alcalinizar o sangue, limpar as células do corpo e fornecer nutrientes para todas as células
  • Adicione alguns superalimentos como clorela, espirulina, maca ou cacau para aumentar a ingestão de nutrientes
  • Adicione frutas com baixo teor de açúcares naturais. Frutas cítricas são uma ótima alternativa
  • Use água filtrada ou água de coco.

Sucos x Vitaminas x Sopas – Qual é a diferença?

Embora sucos, vitaminas e sopas sejam formas líquidas de alimentos, cada um tem uma função especial quando se trata de nos abastecer com nutrição e ajudar a limpar nosso corpo.

Sucos

✓ Nutrientes facilmente absorvidos ✓ Fibra é removida

Os nutrientes são absorvidos muito mais facilmente em seu corpo se o conteúdo de fibra for removido do suco, tornando-se uma ótima opção para um rápido aumento da nutrição!

É por isso que é muito importante beber sucos ricos em vegetais em vez de frutas, pois os açúcares entram na corrente sanguínea mais rapidamente do que se estivessem ligados à fibra. Também é fácil de digerir e dá saciedade rapidamente.

Vitaminas

✓ contêm fibras ✓ nutricionalmente densas

As vitaminas naturalmente contêm fibras, ao contrário dos sucos, que ajudam a manter nosso sistema digestivo em movimento, as bactérias intestinais felizes, e ajudam no processo de evacuação. Além disso, eles permitem que você adicione alimentos muito nutritivos que não combinam nos sucos, como as maravilhosas castanhas!

Sopas

✓ Nenhum ingrediente é desperdiçado ✓ Vegetais mais digeríveis

Usar ingredientes frescos e integrais em sopas pode criar uma tigela excepcionalmente poderosa de nutrição.

Basta cozinhar levemente todos os ingredientes e depois bater tudo no liquidificador. Bem temperado, é uma refeição muito acolhedora que você pode consumir quente ou fria. Apenas uma simples tigela de sopa pode revitalizar seu corpo e alma.

Receitas

Sucos verdes para o café da manhã

1. Suco verde super simples

Ingredientes

  • 230 ml de água mineral ou filtrada
  • 1 colher de chá de pó verde da sua escolha (grama de trigo, grama de cevada, espirulina e clorela, ou uma mistura destes).

Modo de fazer:

  1. Mistura todos os ingredientes

Pós verdes, como grama de trigo, grama de cevada, espirulina e clorela (ou uma mistura destes) são densos em nutrientes e ajudam a desintoxicar e alcalinizar o corpo. A Espirulina contém cobre, ferro, manganês, magnésio e potássio, dentre outros minerais. Ele também contém uma dose saudável de vitaminas e antioxidantes que combatem doenças. Uma excelente forma de começar o dia!

2. Suco detox de limão e gengibre

Ingredientes

  • 300 ml de água filtrada morna
  • Um pedaço de gengibre do tamanho do seu polegar
  • Suco de 1⁄2 de limão
  • 1 colher de sopa de mel cru

Modo de fazer:

  1. Adicione o limão e o mel ao copo de água
  2. Rale o gengibre finamente em uma tábua de cortar
  3. Aperte os pedaços de gengibre em sua mão, deixando o suco do gengibre goteja através de seus dedos para o copo de água. Alternativamente, você pode usar um espremedor de alho, pois funciona bem também.
  4. Aproveite a temperatura ambiente

Há uma razão pela qual muitos de nós devemos acordar com um copo de água morna de limão! O suco de limão ajuda a eliminar as toxinas e ajuda na digestão, estimulando a produção de bile. É também uma excelente fonte de nutrientes essenciais, incluindo ácido cítrico, potássio, cálcio, fósforo e magnésio.

O gengibre é usado há mais de 2.000 anos para ajudar na digestão e no tratamento de problemas estomacais, diarreia e náusea. A adição de gengibre a esta bebida ajuda a acalmar o estômago, reduzir a inflamação e proporcionar um estímulo suave!

3. Chá de Ervas Detox

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de chá de Detox
  • 300 ml de água

Método

  1. Coloque as ervas em água fria e leve ao fogo até quase ferver. Desligue e aguarde 5 min antes de consumir.
  2. Aproveite.

Você pode comprar chá de desintoxicação em lojas de alimentos saudáveis, supermercados e online. Marcas recomendadas incluem Yogi Tea, Medicinals Tradicionais, Planet Organic, Organic India. Ou, você pode fazer seus próprios chás usando as seguintes ervas: Gengibre – Açafrão – Raiz Dente De Leão – Raiz De Chicória – Semente De Funcho – Raiz De Alcaçuz – Folha De Hortelã – Cardo Mariano  – Folha De Aipo.

Basta misturar quantidades iguais das ervas secas desejadas e pronto. Guarde em um recipiente ou jarra hermética.

Essas ervas nutrem o fígado, um órgão responsável pela eliminação de toxinas do seu corpo e, além disso, ajudam o corpo a se livrar de resíduos tóxicos, ajudando a melhorar o sistema digestivo e desintoxicar o corpo.

4. Suco detox super verde

Ingredientes

  • 2-3 hastes de aipo – não use as folhas
  • 1 pepino pequeno
  • 2 folhas de couve
  • 1 limão pequeno ou lima descascado
  • 1 pera ou maçã

Opcional:

1 colher de chá de pó verde a sua escolha (grama de trigo, grama de cevada, espirulina e clorela ou uma mistura destes)

Modo de fazer:

  1. Bata no liquidificador todos os ingredientes, exceto o pó verde
  2. Coe. Misture o pó verde de sua escolha

Reduza a inflamação do sistema digestivo e alcalinize o seu corpo com este sumo refrescante que limpa seu corpo. Feito com verduras para desintoxicar, hidratar e nutrir suas células. É o arranque perfeito e saudável da manhã.

Aipo fornece proteção contra a inflamação do trato digestivo. Apenas uma xícara atende a mais de 1/3 das suas necessidades diárias de vitamina K, necessária à saúde óssea e a coagulação do sangue.

5. Drink de gengibre e açafrão

Ingredientes

  • 1 pedaço de gengibre do tamanho do seu polegar
  • 1 colher de café de cúrcuma em pó
  • 1 maçã verde pequena
  • 250 ml de água

Modo de fazer

  1. Bata no liquidificador todos os ingredientes. Coe.
  2. Despeje num copo e aproveite.

Esse drink combate a inflamação, afasta resfriados e gripes e alivia o estômago!

Este suco combina dois ingredientes incrivelmente poderosos que o seu corpo adora:  açafrão e gengibre oferecem uma mistura potente de compostos que são anti-inflamatórios e ricos em antioxidantes, trazendo enormes benefícios de imunidade!

Fórmula mágica

Para fazer uma boa vitamina que pode servir como almoço, pré-treino, lanche ou jantar basta seguir a seguinte fórmula:

1 parte de fruta + 1 parte de superalimento + 1 parte de líquido + 1 parte de proteína + 1 parte de gordura

  • 1 parte de frutas: Pode ser qualquer fruta que você quiser. Você terá a presença de fibras, e combinando desta forma não deixará a bebida com alto índice glicêmico, mesmo que você use frutas adocicadas.
  • 1 parte de superalimento: cacau, maca, acerola em pó, frutas vermelhas em pó, açaí em pó, espirulina, clorela etc.
  • 1 parte de líquido: água de coco, leites vegetais ou água.
  • 1 parte de proteína: whey ou proteínas veganas de qualidade sem saborizantes ou açúcar.
  • 1 parte de gordura: manteiga de cacau, óleo de coco, azeite (interfere no sabor), abacate ou óleo de abacate, açaí.

Pronto!

Extras opcionais:  Sementes de chia, girassol, gergelim, castanhas, verduras em pó, manteiga de amendoim, ervas frescas como hortelã, manjericão, canela, gengibre.

Adicionando espinafre, “o elemento verde“,  para sua vitamina,  é uma ótima maneira de obter vitaminas extras. Rico em vitamina A, C, E, K e biodisponível em ferro, manganês, cálcio e ácido fólico, o espinafre é verdadeiramente uma potência que sustenta muitas funções do corpo.

Discreto no sabor, o abacate é uma pequena potência por conta própria. Abacates são ricos em ácidos graxos essenciais  ou gorduras monoinsaturadas, que é um tipo de gordura integrante da função celular e síntese de alguns hormônios importantes. Além disso, a adição dessa gordura ajuda você a se sentir mais “cheio” por mais tempo.

A água de coco tem muitos benefícios surpreendentes para a saúde. Está repleta de vitaminas, minerais e fitoquímicos. A estrela do show é o potássio, mas também contém uma pequena quantidade de sódio, cálcio e magnésio, tornando-se a bebida eletrolítica natural perfeita.

Os eletrólitos são essenciais para manter a hidratação e prevenir a desidratação, bem como manter o volume sanguíneo e a saúde do coração. A manutenção dos níveis de eletrólitos pode ajudar a reduzir a desidratação, a fadiga, o estresse e traz relaxamento muscular.

Naturalmente, a água de coco extraída diretamente do coco é a melhor, mas ao comprar água de coco comercial, escolha marcas sem adição de açúcares ou conservantes.

Para as sopas/cremes de vegetais, basta escolher os vegetais da sua preferência, cozinhá-los levemente, bater no liquidificador e temperar com um bom sal, azeite e ervas frescas! Ideal para a refeição da noite.

Um abraço!

 

Comentários