Saúde x Bagunça!

Escrito por Julia Murça

20 de agosto de 2019

Ter saúde é um projeto amplo. Para ter saúde você precisa ter alguns hábitos de vida saudável, certo? Um deles é viver em um ambiente interno e externo organizado e harmônico. Essa organização pode começar dentro, e se expandir para o meio ambiente. Ou seja, escritório, casa e relações interpessoais. Ou pode começar fora e influenciar diretamente a sua harmonia interna.

Ambas as direções funcionam, mas na minha experiencia, tenho percebido que muitas vezes, quando estamos perdidos e não sabemos nem por onde começar a nos organizar internamente, podemos começar organizando nossa casa e nosso carro e isso terá um reflexo benéfico na nossa sensação de bem estar.

Antes de começar um projeto de saúde, inicie um processo de organização interna/externa,  pois isso irá te ajudar muito na aquisição e manutenção de novos hábitos de vida mais saudáveis.

Limpando a desordem de fora

Quando você se dispõe a limpar a desordem na sua casa, no seu ambiente de trabalho e até no seu carro, está abrindo espaço para o novo. Além disso, essa organização vai ajudá-la a se sentir melhor internamente, as ideias começam a fluir e se organizar e você se sente mais energizada. Coisas espalhadas, fora de ordem, sujas ou que não sirvam mais pra você e que mesmo assim ainda compõem o seu ambiente, costumam drenar a sua energia vital, fazendo você se sentir cansada e confusa.

Assim que você limpa, organiza e se livra de coisas inúteis, o ambiente em que vive e trabalha fica mais harmônico, sua cabeça fica melhor e isso tudo reflete nas suas emoções. Estudos mostram que o ambiente físico externo desordena a mente. O seu mundo externo é um reflexo do seu mundo interno. Use a engenharia reversa e transforme a sua mente e suas emoções começando a limpar a bagunça externa! Observe como isso abre espaço para uma mudança interna.

Essa proposta é simples e produz resultados profundos.  A teoria por trás dessa estratégia de organização é que você precisa limpar o velho antes de trazer algo novo. Faz sentido, certo? Se você quer redecorar a sua vida começando pela sua saúde, precisa se livrar dos antigos padrões e crenças, começando pelas coisas que você não usa ou que não te servem mais.

Desapegar é a tônica! E essa mudança interna pode ser o início de uma transformação importante, porque com ela chegarão novas ideias, conceitos, pessoas e oportunidades que estavam esperando apenas uma abertura de espaço para se apresentarem.

A limpeza deve acontecer em 3 áreas da vida:

1. Ambiente de trabalho

a) Organize a sua mesa, livre-se de papéis inúteis, arquive os úteis em pastas identificadas;

b) Livre-se de pilhas de artigos, revistas, jornais velhos que todo mundo sabe, e você também,  que nunca serão lidos;

c) Retire coisas excedentes da estante e mesa. Excesso de objetos decorativos, fotos de todos os familiares, livros que não estão sendo lidos e bugigangas em geral ocupam o espaço de coisas realmente importantes e ainda nos distraem;

d) Cancele as inscrições de listas de transmissão de emails que você nunca encontra tempo pra lê e ficam apenas lotando a sua caixa de entrada,  dando a sensação de que você está atolada. O limite é: se em 2 semanas não leu, jogue fora ou arquive numa pasta de forma bem organizada para poder localizar depois;

e) Mantenha sua caixa de entrada limpa. Deixe lá apenas o que deve ser resolvido, e resolva no prazo de duas semanas. O que for sendo resolvido, deve ser dispensado ou arquivado. Eu tenho uma caixa de entrada muito limpa e realmente faz muito bem.

2. Sua agenda

Não há tempo pra fazermos tudo, mas sempre há tempo para fazermos as coisas que são importantes, ou seja, o que consideramos prioridade. Saúde deve ser uma prioridade e, para isso, você precisa abrir espaço na agenda para cuidar de você.

a) Examine sua agenda dos próximos 7 dias e verifique se existe algum compromisso que você possa cancelar.  Muitas vezes pensamos: “Oh, eu não posso cancelar, eu tenho que fazer…” .  Mas na verdade, sempre podemos dizer não para algo ou alguém, desde que tenhamos consciência de quais são as nossas prioridades. Qualquer encontro ou evento que você esteja fazendo por obrigação vale a pena ser revisto e, conforme for, retirado da agenda. Fazer coisas por simples obrigação faz mal à saúde. Daqui a 7 dias, faça novamente esse exercício e assim continuamente;

b) Delegue atividades. Analise hoje quais funções você pode delegar e que vão liberar tempo na sua agenda para cuidar de você!

  • Limpeza da casa;
  • Cuidar da roupa;
  • Levar as crianças ao balé;
  • Outras.

c) Escolha um horário sagrado, que seja só seu, para cuidar da sua saúde, seja meditação,  atividade física,  grupo de estudo ou de oração. Seja fiel a este compromisso. Faça isso por você, pois a vida tende a nos engolir no dia a dia, quando não estabelecemos de forma clara o que é importante para nós.

3. Sua mente

a) Muitas vezes gastamos uma tonelada de energia pensando em como podemos consertar alguém, resolver o problema de alguém ou solucionar uma relação. Geralmente esse pensamento está voltado a alguém que te deixa louca!  É constante o pensamento de que “se tal pessoa agisse de determinada maneira, tudo estaria resolvido e eu poderia relaxar”. O ponto aqui é que não podemos mudar ninguém, somente podemos mudar a nós mesmos. Então temos duas opções: nos afastarmos  de determinada pessoa, ou simplesmente nos adaptarmos e aceitarmos a pessoa como ela é. Simples assim. Eu sei que não é fácil, mas é simples.

b) Resolva toda e qualquer desavença pendente com parentes ou amigos. Sei que isso não depende só de você, mas faça a sua parte. Mesmo que seja difícil, coloque o orgulho em segundo plano e busque essas pessoas para pedir perdão ou perdoá-las. Perdão é essencial para uma vida saudável.

Compreendo que todas as sugestões acima não são tão simples, por isso sugiro que você comece por aquilo que você considera mais difícil. Depois, as outras serão mais fáceis de vencer.

Estes são hábitos que você começará a incorporar na sua nova vida, para sua nova versão. Boa sorte!

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