Você faz dieta? Pare agora!

Escrito por Ricardo Matos

17 de julho de 2019

Você faz dieta? Pare imediatamente! Dieta faz mal à sua saúde!

Dietas propõem um esquema de restrição e compulsão. Na verdade, dietas engordam. O corpo, quando emagrece de forma abrupta e sem a devida nutrição, tende a armazenar peso logo após o término da dieta. Para piorar, quando você emagrece rápido, perde massa magra. Quando você ganha peso, depois da dieta geralmente, ganha gordura. 

Nosso organismo tem um sistema de alerta de sobrevivência que é ativado quando restringimos muito a nossa quantidade de alimento. Até suportamos por um tempo essa restrição, mas inevitavelmente uma hora o corpo vai querer mais comida e vai ganhar. É um sistema autônomo, como por exemplo, você pode até segurar a respiração por um tempo, mas na hora que o corpo ficar sem oxigênio, ele vai respirar, independente da sua vontade. 

Assim é com as dietas: você consegue manter por um tempo, mas na hora que o corpo entrar no sistema de alerta, ele vai fazer você comer. É mais forte do que a sua vontade. É biológico. 

É daí que vem o efeito sanfona: você perde peso, mas logo ali adiante você recupera o que perdeu, e ganha mais um pouco, porque o sistema de alerta está ativado. 

Mas, se você mudar seu paradigma em relação ao excesso de peso e ver uma nova forma de lidar com seu corpo, você pode se programar para ser magro naturalmente. E isso é a verdadeira liberdade. Tem ciência e lógica por trás disso e  vou trazer pra você agora. Essa é a chave para a manutenção do peso de forma saudável e natural, e de maneira definitiva. 

Foco errado

É um conceito revolucionário, porque todo mundo está focado em restrição de calorias, privação, mais exercício, menos comida, cortar carboidratos, muito esforço, lutando contra a compulsão alimentar dia e noite. Mas que tal ensinar seu corpo a querer se magro e saudável, a perder peso naturalmente e sem esforço?

Depois que você vira a chave e muda a programação do corpo, você anseia por comida saudável naturalmente, por menos comida e, consequentemente, você se sente melhor e mais energizada. Você não está em luta com seu corpo. Pelo contrário, você passa a ter seu corpo como seu amigo, porque é isso que ele é – seu melhor amigo. 

Pra sair da teoria, implemente alguma mudança hoje mesmo. O que ganha o jogo é a execução. Faça esse compromisso com você. Você pode sim ganhar saúde a partir de agora. 

Apesar do nosso corpo ser muito delicado e adoecer facilmente, ele também se recupera rápido. A partir da hora que você começa a cuidar dele e para de agredi-lo, ele já começa a se recuperar e, em pouco tempo, você já se sente melhor. É possível, pode acreditar!

Quando eu entendi o que estava acontecendo com meu corpo, comecei a nutri-lo e parei de fazer dietas. Eu continuei comendo as coisas que eu já comia, mas fui adicionando alguns alimentos importantes. Como meu corpo estava sendo alimentado, ele parou de ficar com fome o tempo todo e começou a pedir outro tipo de comida. Claro que a mudança foi gradual. Nenhuma mudança saudável é de um dia para o outro. 

Antes de mais nada, quero dizer que seu destino não está na sua genética. Na verdade, seu corpo tem um programa, e basta você entender como alterar esse programa, que ele vai obedecer a sua nova programação. 

Mesmo que você tenha força de vontade e consiga perder 5, 10, 15 quilos, se seu corpo estiver programado para armazenar peso, ele vai recuperar esse peso de qualquer forma. Quer você queira ou não. Esse programa do corpo é baseado em hormônios e crenças. Seu corpo é comandado pelas suas crenças e pelos seus hormônios. 

Suas crenças fazem você acreditar em certos padrões, isso junto com alguns outros fatores, fazem seu sistema hormonal operar no automático. 

Seus hormônios comandam o seu comportamento, são eles que fazem você dormir ou acordar, ter disposição ou não e até ter tesão. 

Se determinados hormônios estiverem sendo produzidos, você:

  • Você vai ter muita fome
  • Vai ter ânsia por alimentos que engordam 
  • Seu metabolismo vai ficar lento
  • Seu corpo vai ficar eficiente em armazenar gordura 
  • Seu corpo vai ficar ineficiente em queimar gordura 

Em resumo, não importa o que você coma, seu corpo vai guardar peso e não vai gastar energia. Sabe aquelas pessoas que engordam só de olhar a comida? É verdade. Pessoas com sobrepeso que dizem que não comem nada mas, mesmo assim, engordam. Pode ser verdade. 

Há milhares de anos, nós éramos caçadores e coletores que vivíamos ao ar livre. Então, toda vez que havia comida em abundância, nós comíamos além da conta para armazenar gordura e sobreviver aos longos períodos de restrição alimentar. Essa informação está nos nossos genes. É um programa de sobrevivência que é ativado por várias razões. Nosso sistema ainda funciona assim, mas agora nós temos comida em excesso, ao alcance das mãos. 

Outro ponto importante: nós temos tido acesso a uma alimentação que não é própria para nossa espécie, e estamos vivendo uma vida sentados. 

Mas o mais importante é desativar as situações de estresse do corpo. São 7 circunstâncias que ativam esse programa de estresse e fazem seu corpo querer armazenar gordura. Sobrepeso não é a causa, é um sintoma.

Quando seu corpo ativa o programa?

1. O corpo está faminto

Não importa o quanto você coma, se você não está dando ao seu corpo os nutrientes que ele precisa, ele vai continuar em constante estado de fome. 

Nós comemos por duas razões: por energia e por nutrientes. Se você está constantemente com fome é porque seu corpo está pedindo nutrientes que são os minerais e as vitaminas e você está sem energia. Daí precisa entender porque você está sem energia. 

O caminho inicial para mudar o programa é continuar comendo exatamente o que você come no seu dia a dia, mas adicionar comida fresca, viva e densamente nutritiva. Quanto mais comida de verdade, mais rápido será o processo. Resumidamente: consuma plantas! Vegetais e frutas são o caminho para a saúde perfeita. 

Num primeiro momento, se você gosta de comer pizza todo dia, coma a pizza, mas coma também um prato de salada com folha verde escura como rúcula, agrião, alface roxo, pepino, rabanete, nabo, cheio de sementes, castanhas, frutas! 

Têm também os super alimentos como clorela, espirulina e maca, que são altamente nutritivos. Faça uso de suco verdes. É uma excelente forma de entregar nutrientes ao seu corpo de maneira prática: bate tudo, coa e manda pra dentro! 

2.Problemas digestivos

Quando sua flora bacteriana está ruim acontecem duas coisas com você: Você não digere e não absorve bem os alimentos – o que faz você comer mais. 

E, em razão dessa flora bacteriana disfuncional, você tem compulsão alimentar principalmente por alimentos cheios de açúcar e farinha, porque essas bactérias ruins amam esse tipo de alimento. Parasitas e bactérias ruins ficam pedindo açúcar enlouquecidamente. 

Com uma flora bacteriana saudável, seu apetite vai ser naturalmente moderado, e suas escolhas serão mais saudáveis. Aproveite e faça, a partir de agora, o uso de Probióticos, que são essas bactérias boas que precisamos no intestino. Probióticos você mesma pode fazer ou você pode comprar. Eu acho mais prático comprar, têm boas marcas no mercado. Quanto mais cepas, melhor o probiótico. 

Use e abuse de comidas fermentadas. A internet está repleta de receitas boas.

E preste atenção na sua mastigação. Seu processo digestivo começa na boca, mas hoje, a maioria das pessoas simplesmente não mastiga. O ideal é que você leve pelo menos 20 minutos mastigando sua refeição.

3. Toxidade

Estamos vivendo num época onde existe muita toxina na comida, no ar, na água. Quando o corpo está intoxicado, ele armazena gordura pra guardar as toxinas que ele não consegue eliminar, dentro das células de gordura. Ele faz isso pra te proteger. Lembra que seu corpo é seu melhor amigo? 

E quando o corpo está muito sujo, o sistema de auto-limpeza para de funcionar, porque ele fica sobrecarregado. Então você precisa reativar esse processo e permitir que ele se limpe. Como? Com bastante água pura, tome água com limão ao acordar, que funciona como um banho interno. Tomar  suco verde todo dia, por um período pelo menos 30 dias. Comer folhas verdes escuras e brotos é muito importante!

De novo, não tem a ver com restrição, mas tem a ver com adição de coisas boas, de nutrição. Use o alimento como medicina.

4. Privação de sono

Outra coisa que faz o corpo ativar o sistema de estresse é quando não dormimos bem de forma contínua, isso eleva o nosso nível de cortisol, o que ativa o sistema de armazenamento de gordura  e ainda causa vários outros problemas para o corpo. 

Cortisol é o mesmo hormônio que o corpo produz quando está passando fome.  Estudos mostram que pessoas que dormem mal tem mais compulsão alimentar por alimentos açucarados, porque o corpo fica buscando energia ao longo do dia. 

5. Estresse Mental

O estresse mental causa um dano grave à saúde de muita gente. O corpo não diferencia o que é estresse real ou imaginário. 

Por exemplo, quando você assiste um filme de medo e perigo, seu cérebro entende que o perigo é real e gera hormônios que te deixam em estado de alerta.  Ou se você sofre muita pressão no trabalho, esse estresse mental ativa a produção de cortisol e você fica em constante estado de tensão. 

A vida de hoje não está fácil e nós temos muitos fatores que geram estresse. Como você pode resolver isso? A ciência tem estudado e apontado a meditação como a solução para o problema. 

Sentar alguns minutos em silêncio durante o dia ajuda muito a aliviar as tensões. Se for muito difícil pra você, tente algumas músicas especiais ou meditações guiadas. No youtube tem um canal chamado Clube de Meditação que tem várias opções muito boas. 

Outra coisa que também ajuda nesse sentido  é  fazer uso das visualizações, que também é ciência. Tem um estudo que foi feito por Stanford que prova que o fato de você imaginar que  está se exercitando pode efetivamente criar músculos no seu corpo. 

Incrível né? Você pode hoje mesmo, antes de dormir  imaginar, visualizar na sua mente o corpo que você deseja ter, se imaginar saudável, cheia de energia, feliz, alegre, próspera. Sinta gratidão por já ter conseguido esse novo estado de saúde. É possível, pode acreditar, funciona! Funcionou comigo e com muitas pessoas que já apliquei meu programa de saúde. 

Inclusive tem uma médica muito famosa nos Estados Unidos, Dra. Cristiane Northrup, que indica isso em consultório. Ela prescreve que a pessoa se olhe no espelho duas vezes ao dia e diga: “Eu me amo e me aceito incondicionalmente aqui e agora. Eu tenho saúde perfeita.”

6. Estresse emocional

Estresse emocional também ativa o programa de armazenamento de gordura. 

Se você passou por algum trauma ou estresse emocional forte, pode ser que seu corpo entenda que armazenar gordura vai te deixar mais seguro. Nesse caso, é preciso cuidar desse trauma, desse dano emocional. Um caminho eficiente, nesse caso, é procurar ajuda profissional. 

7. Falta de contato com a natureza

 

Falta de natureza, sol, ar fresco, sentir os pés no chão. 

Nós somos natureza, nosso corpo precisa de natureza, especialmente do sol. Desenvolvemos uma fobia em relação ao sol e isso tem causado um grande prejuízo ao nosso corpo e a nossa saúde. Vários estudos mostram que, na verdade, ausência de sol causa câncer, sobrepeso e depressão. Esses dados vêm do Instituto de Câncer Alemão. 

Cultive saúde tomando 20 minutos de sol diariamente, com a maior parte do corpo exposta e de preferência na hora de sol forte. Seu corpo vai agradecer muito e você vai ver as mudanças acontecerem. 

Uma coisa importante é que nenhuma mudança na sua rotina alimentar e no seu estilo de vida deve ser radical e a mudança não é imediata, não existe pílula mágica. Na verdade, trata-se de um conjunto de fatores, um passo a passo, pequenas atitudes, simples e eficazes, que você vai implementando, incorporando e assim vai fazendo toda a diferença. 

Daí você começa a se sentir melhor, mais energizada, mais feliz e sua vida vai ganhando brilho novo, uma nova forma de viver, a forma natural, como fomos feitos para viver: em estado de saúde plena. De passo a passo, vá seguindo.

 

Comentários