4 compromissos parar ter sucesso na vida e nos negócios.

A um tempo atrás li um livro que marcou a minha jornada – Os quatro compromissos, Um guia prático para a liberdade pessoal de Don Miguel Ruiz.

Ele fala dos Quatro Compromissos, perspectivas para vida mais feliz.

Uma cartolina com os Quatro Compromissos ficaram colados na minha parede do quarto. Isso me ajudava a lembrar dos objetivos e efetivá-los em minha vida. Hoje os tenho gravados na memória do meu coração.

Pensando na vida… percebi que esses Quatros Compromissos podem ser transpostos facilmente para a vida empreendedora. Tudo que é bom e faz sentido para nós em uma determinada área da vida, pode ser transposto e aproveitado em outras áreas, integrando tudo, afinal de contas, tudo é vida!

Compartilho com você uma perspectiva dos 4 Compromissos, que traz de forma poética, algumas simples instruções, que se implementadas, realmente fazem a diferença em todas as áreas da nossa vida.

 

1. SEJA IMPECÁVEL COM SUA PALAVRA

Nossa palavra tem imenso poder. E como desperdiçamos esse poder em fofocas vazias, notícias ruins, palavras depreciativas com os outros e por vezes com nós mesmos. Usar as palavras de forma construtiva e acertada é uma das coisas que melhoram a nossa vida.

Mas afinal, o que é ser impecável com a palavra? Pra mim, essa impecabilidade começa antes da palavra em si. Começa no alinhamento fino entre pensamento, palavra e ação.

Ou seja, aprenda a controlar a sua mente, aprenda a silenciá-la. Dessa forma é muito mais fácil controlar sua fala.

E sendo assim, fale o mínimo necessário, apenas a verdade e coisas construtivas. De nada adianta reclamar, maldizer e falar mal dos outros, do sistema, da vida. Evite ficar sentenciado maus agoros como: “O Brasil não tem jeito mesmo”, “O ser humano é muito burro” ou “A política nunca vai mudar.”

Em vez disso, treine a sua mente para ficar em silêncio o máximo de tempo possível e quando pensar, ponha sua maravilhosa mente para criar coisas maravilhosas.

Eu sempre penso que nós vamos acordar como sociedade, e começar a cuidar da nossa saúde e do nosso planeta. Que as coisas vão melhorar e que a humanidade vai achar um caminho de volta para a paz e o amor – nosso destino maior.

Não é que eu seja otimista ou não esteja vendo tudo que está acontecendo no mundo. Mas é que essa é minha forma de contribuir para um mundo melhor, através de um pensamento melhor. É nisso que eu acredito. Use a sua palavra como uma dádiva que cria e recria a sua vida a todo momento. Tenha atenção com o que você sentencia.

No empreendedorismo ser impecável com a palavra é entregar exatamente o que você prometeu. Faça o seu produto ser exatamente como você o descreve para seu cliente. Essa é uma chave de sucesso.

 

2. NÃO LEVE NADA PARA O LADO PESSOAL

Ah que maravilha se fosse tão simples assim. Essa é difícil hein?! É um treino a gente receber uma ofensa e não levar para o pessoal. Saber que qualquer coisa que a pessoa esteja dizendo ou fazendo, ela está fazendo com ela mesma.

Mas é só treino mesmo. Toda vez que acontecer de alguém te maltratar, basta lembrar que raiva, rispidez e malcriação é um veneno que a pessoa direciona para fora, mas é ela mesmo que toma.

Quando conseguimos nos calar nas ofensas, nos fechamos para todo mal.  Se pudermos dar mais um passo e retribuir com amor, dai nos iluminamos por dentro e sentimos uma imensa paz.

No mundo das vendas, esse deve ser seu lema. Todos os feedbacks a respeito do seu produto são para que você melhore, apenas isso. E quando alguém fala do seu produto, não está falando de você, está falando do seu produto.

Aprenda também a filtrar feedbacks agressivos, não levando para o pessoal. Apenas observe o que a pessoa está dizendo, perceba qual a intenção através do feedback – é construtivo? Acolha! É destrutivo? Rejeite. Simples assim.

E lembre, não é pessoal, a maioria dos seus clientes não te conhece de verdade, tem apenas uma imagem de você.

 

3. NÃO TIRE CONCLUSÕES

Atenha-se apenas a realidade concreta e imediata dos fatos. A maioria de nós tem o péssimo hábito de supor as coisas baseado em nossas próprias percepções. É claro que isso não vai dar certo. Para avaliar o mundo da perspectiva do outro, temos que ver o mundo através dos óculos dele.

Vivemos num mundo pleno de diversidade, muitas culturas diferentes, muitas e muitas formas diferentes de ver o mundo. Não temos como saber o que motivou uma pessoa a agir de determinada forma, a não ser perguntando para ela.

Seja sempre claro e transparente com todas as pessoas justamente para não gerar suposições errôneas e peça sempre o mesmo das pessoas com que você se relaciona.

No mundo dos negócios supor algo também é muito perigoso. Não suponha, pergunte ao seu cliente. Faça pesquisa e levante a informação que você busca de forma mais concreta e real.

 

4. SEMPRE DÊ O MELHOR DE SI

Em qualquer momento, até nos mais simples, dê o melhor de si. Fazendo assim, isso se torna um hábito. Faça simplesmente o melhor, nem mais, nem menos. Assim, você rejeita os sacrifícios e esforços extenuantes que nos deixam exaustos. Faça o que você puder, na sua medida.

Não dê o melhor de si para agradar alguém, dê o seu melhor por você mesmo! Quando damos o melhor de nós, vivemos mais intensamente. Somos mais produtivos e consequentemente geramos mais valor, para nós e para o mundo.

É a ação que nos faz sentir em plena realização, ou seja, felicidade. Não aja esperando uma recompensa. O jogo é exatamente o contrário. Aja pela ação positiva em si e pelo bem que ela gera, daí a recompensa vem. E já que você vai agir, aja da melhor forma possível, dando o melhor de si.

Contribuindo ao todo e dando o melhor de si, servimos ao nosso propósito maior, que é servir à humanidade e nossa natureza! 

Por isso, empreenda em algo que realmente valha a pena oferecer ao próximo. Algo que deixe o mundo melhor. Que faça bem a todos, inclusive ao planeta.

Ofereça o seu melhor produto e isso implica em trazer algo que faça bem à saúde das pessoas, em todas as suas formas.

Seja um alimento nutritivo e construtivo, seja uma solução que vai ajudá-lo a prosperar, seja uma ferramenta de trabalho que vai ajudá-lo na função. Sempre considerando o aspecto ecológico e sustentável da oferta.

 

Concluindo…

Se comprometa!

Acredito que essa perspectiva dos 4 compromissos nos leva a um caminho de mais liberdade. Liberdade de nos tornarmos cada vez mais nós mesmos. De sermos mais nós mesmos. E de aprender a nos amar, por sermos quem somos.

Faça agora mesmo um compromisso com você de crescer, evoluir e prosperar! Faça o que for preciso.

Boa sorte!