Bolinho Prestígio

Escrito por Ricardo Matos

19 de novembro de 2018

✨ Salvador da TPM!!! ✨

Delícia de bolinho que nutre e conforta o coração! Super simples de fazer! Presente pro seu final de semana!

 

Ingredientes:

  •  100 g de chocolate 100% cacau (usei da AMMA)
  •  60 g de ghee ou óleo de coco
  • 5 colheres de sopa de xilitol (ou o adoçante que quiser)
  • 2 ovos caipira
  • 1 colher de sopa de farinha de amêndoas
  • 1 colher de sopa de farinha de arroz
  • 50 g de coco seco ralado fino
  • 1 pitada de sal
 

Modo de fazer:

  1. Derreta o chocolate em banho-maria
  2. Acrescente o ghee formando um creme liso. Reserve.
  3. Bata os ovos e o xilitol no liquidificador até homogeneizar
  4. Mistura o chocolate com a mistura de ovos
  5. Acrescente as farinhas,  o coco e a pitada de sal
  6. Coloque em forminhas individuais bem untadas (eu usei de silicone que não precisa untar)
  7. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 10 min. Tá pronto!
Quando você pode fazer um bolinho gostoso desse e ainda se nutrir, é maravilhoso.
Olha os benefícios dos ingredientes desse preparo:

Cacau

Matéria-prima do chocolate, o cacau é um alimento funcional importante! Rico em vitaminas, minerais, magnésio e flavonoides, é capaz de elevar a qualidade da saúde do coração e melhorar o humor.
Esse benefícios estão associados ao cacau puro ou ao chocolate amargo ou meio amargo, que possuem, pelo menos, 55% de cacau em sua composição que, de preferência,  não contenha açúcar em sua composição.
Quanto mais claro o chocolate, menos cacau ele tem e, em compensação, mais adição de leite e açúcar ele recebe, o que torna o produto um alimento destrutivo. O chocolate branco não possui cacau.

Endorfina

O cacau estimula a liberação de endorfina, contribuindo para a síntese de serotonina, que ajuda a relaxar a aliviar o estresse. Garante maior disposição mental e combate a depressão. Evite consumir chocolate a noite, pode agitar seu sono. Estas propriedades também favorecem a criação de neurônios, agindo como estimulante cerebral.

Flavonoides

Rico em flavonoides, que têm efeito antioxidante, o alimento age fortalecendo o sistema cardiovascular e circulatório,  impedindo o acumulo de gordura nas artérias, combatendo a hipertensão. Além disso, contribui para reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).

Ainda emagrece?

Os chocolates amargo e meio amargo são aliados da dieta. Além de controlarem a ansiedade e elevarem a sensação de bem-estar, evitam a compulsão alimentar, trazendo saciedade, ao mesmo tempo que promove a saúde.

OU seja, pode comer sem culpa.

Coco

O coco é um alimento densamente nutritivo e delicioso! Fornece vários benefícios para a saúde, tais como: promove mais energia e hidratação, desintoxica o organismo, melhora o funcionamento do intestino, regula a pressão alta, além de fornecer vitaminas e sais minerais!

Nutrientes

Leite de coco
*Carne e leite do coco caseiro  

  • Vitamina C, E e K
  • Folato
  • Cálcio
  • Ferro
  • Magnésio
  • Potássio
  • Selenio

 

http://nutritiondata.self.com/facts/nut-and-seed-products/3113/2

O coco, assim como o leite feito de sua polpa, é rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Tem vitamina C, B1, B3, B5 e B6, cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco e manganês e ainda proteína, arginina e ácido láurico.

O ácido láurico, presente no coco e no leite de coco, garante propriedade antiviral, antifúngica, antibacteriana, digestiva, imunoestimulante e antioxidante. Age, ainda, contribuindo para regular os hormônios da tireoide e acelerar o metabolismo.

Tem propriedades laxantes,  ajudando no bom funcionamento do intestino, e seu poder antioxidante combate os radicais livres, protegendo o corpo de diversas doenças relacionadas com o processo oxidativo do corpo e o envelhecimento precoce.

Nesse Muffin de Coco e Banana da terra você encontra prazer e nutrição. Todos os benefícios do coco em um preparo delicioso.

Amêndoas 

Um levantamento conduzido pela   Universidade Loma Linda nos Estados Unidos,  diz que  a ingestão diária de 67 gramas de castanhas e similares, o que dá aproximadamente dois punhados, reduz o mau colesterol  LDL em 7,4%. As concentrações de triglicérides chegaram a cair até 10%.
As amêndoas, assim como todas as castanhas, são ricas em gordura monoinsaturada, que é um ácido graxo presente também no azeite de oliva e no óleo de coco. Esta gordura é responsável por varrer as moléculas de colesterol das artérias e nos proteger de infartos e derrames.
As amêndoas também apresentam quantidades consideráveis da vitamina E alfatocoferol, que é a forma desse nutriente mais bem absorvida pelo corpo. Além de todos os seus benefícios, elas são gastronômicas! Pois estão presentes tanto em preparos doces, quanto salgados, de forma delicada e saborosa. Para essa panqueca de amêndoas, fazemos uma farinha com as amêndoas, apenas batendo-as no liquidificador. Essa farinha pode servir de base para pães, biscoitos, pudins e bolos no lugar da farinha comum. É extremamente versátil e agrega um sabor delicado aos preparos. Saúde e prazer na mesma garfada.
Serve num pratinho bem lindo, prepara um café e curte o momento! Cozinhar para si mesmo é um ato de amor!

Comentários