Patê de amêndoas

Escrito por Ricardo Matos

12 de maio de 2020

Pastinha de amêndoas com limão, coentro e sal!

Receitinha bem básica e deliciosa!

Ingredientes:

  • 200 gramas de amêndoas em molho por 8 horas (descarte a água)
  • 100 ml de azeite
  • 5 ramos de cebolinha
  • Coentro a gosto (Pro meu gosto é bem pouco, senão rouba o gosto de tudo)
  • 1 colher de café de sal
  • Suco de 1 limão

Modo de fazer:

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar uma pasta (as vezes precisa acrescentar algumas colheres de água só pra possibilitar a batida)
  2. Tá pronto!

Pode usar no pão (sem glúten of course), na tapioca fica uma delícia. Com pão de queijo, maravilhoso, que é meu caso hoje!?

Enfim, muitas possibilidades!

Guarde em geladeira por 3 dias!

Lembrando que as amêndoas, assim como todas as castanhas, são sementes oleaginosas, alimento densamente nutritivo.

Vários estudos mostram seus benefícios à saúde, pois são cheias de gordura boa, vitaminas e minerais.

Apesar de serem calóricas, são alimentos com baixo índice glicêmico, baixo teor de carboidratos e alto índice de gordura.

Não é de hoje que a ciência investiga e comprova os benefícios da amêndoa para o organismo.

Benefícios

Um levantamento conduzido na Universidade Loma Linda, nos Estados Unidos, sugere que a ingestão diária de 67 gramas de castanhas, o que dá aproximadamente dois punhados, pode reduzir o LDL, o mau colesterol, em 7,4%.  As concentrações de triglicérides chegam a cair até 10%.

Todas as oleaginosas são ricas em gordura monoinsaturada, que é um ácido graxo, presente também no azeite de oliva e no óleo de coco. Esta gordura é responsável por varrer as moléculas de colesterol das artérias e nos proteger de infartos e derrames.

As amêndoas também apresentam quantidades consideráveis da vitamina E alfatocoferol, que é a forma mais bem absorvida pelo corpo.

Nutrientes

Vitamina A e E
Folato
Acido Pantotênico
Cálcio
Ferro
Magnésio
Fósforo
Potássio
Zinco
Cobre
Manganês
Selênio

Além de todos os seus benefícios, elas são gastronômicas! Pois estão presentes tanto em preparos doces, quanto salgados, de forma delicada e saborosa. Para essa panqueca de amêndoas, fazemos uma farinha com as amêndoas,  batendo-as no liquidificador. Essa farinha pode servir de base para pães, biscoitos, pudins e bolos, no lugar da farinha comum. É extremamente versátil e agrega um sabor delicado aos preparos. Saúde e prazer na mesma garfada.

Aproveite! Beijos!!

Comentários