Empreendedorismo

O poder do empreendedorismo no mercado de alimentação saudável

Sobre

Empreendedorismo! Eu amo essa palavra.

Realmente acredito que o caminho para um mundo melhor é a difusão da produção de alimentos de forma integral, ou seja, menos indústrias e mais pequenos e grandes empreendedores fazendo comida de verdade. Indústrias alimentícias só almejam lucro e vendem produtos que não podem ser considerados alimentos, já que, além de não nutrirem o corpo, nos deixam doentes.

Que bom que estamos despertando para isso e o mercado alimentício – como as pesquisas já mostram – está mudando para melhor. Já vimos e comprovamos que do jeito que está não está bom.

Muitas e muitas pessoas adoecendo em razão de escolhas equivocadas.

Esse cenário acendeu um alerta. É hora de mudar!

 

O poder das escolhas.

Uma escolha, uma renúncia. A cada escolha feita, surge uma consequência positiva ou negativa. Conforme conhecemos mais sobre nós mesmos e nossas preferências, podemos fazê-las de forma mais consciente e, consequentemente, colher frutos positivos. Assim é com os alimentos. Cada alimento que selecionamos traz consigo uma consequência positiva ou negativa.

Quando priorizamos alimentos saudáveis, densamente nutritivos, ricos e puros, estamos fazendo a escolha por comidas que constroem nosso corpo. Quando optamos por alimentos pobres, inflamatórios ou poluídos por produtos químicos, pesticidas e agrotóxicos, antibióticos e hormônios, estamos fazendo uma escolha por comidas que degeneram o organismo, são o que chamamos de alimentos destrutivos, que causam inflamação e nos intoxicam.

Existem ainda os alimentos intermediários, que, se consumidos esporadicamente, não causam dano ao organismo, porém, se consumidos sempre, não se tornam a escolha ideal. Devemos priorizar alimentos construtivos sempre. Destrutivos nunca. Intermediários esporadicamente, cerca de 2 a 3 vezes por semana, dependendo do caso. Eu vou compartilhar com vocês um mapa [a]do que eu considero alimentos construtivos, destrutivos e intermediários para você conhecer um pouco mais sobre eles.

 

A dura realidade.

As pessoas hoje vivem em estado de cansaço crônico, e o aparecimento de diversos incômodos e doenças se tornou absurdamente comum. Os produtos industriais são todos destrutivos por natureza – são acrescidos de conservantes químicos, corantes, estabilizantes e mais toxinas que devastam o nosso corpo. O consumo desses produtos alimentícios é responsável pelas doenças degenerativas existentes hoje em dia. Eles destroem a vida que há em nós.

O mundo está doente, porém 80% das doenças que assolam a humanidade atualmente são preveníveis pela escolha acertada por alimentos bons de verdade e atividade física.

 

A indústria já percebeu…

Esta é a nova onda do mercado de alimentação. Uma crescente demanda por produtos saudáveis, especificamente por produtos sem glúten e sem farinhas, sem açúcar e com opções sem lactose.

O mercado de alimentação saudável e funcional está em franca expansão. O próprio Sebrae, por exemplo, que é a principal entidade do Brasil ligada a negócios e empreendedorismo, já evidenciou que o setor cresceu 98% nos últimos anos e que deve continuar nessa ascensão… As pesquisas na internet por comidas mais saudáveis também já aumentaram 150% nos últimos meses.

De acordo com o relatório anual divulgado pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), os empreendimentos de alimentação finalizaram 2016 com aumento médio no faturamento de 9,3% em relação a 2015 – na contramão da expectativa de queda por conta da crise que o País enfrentava naquela época.

A Brasil Food Trends, pesquisa gigantesca patrocinada por grandes marcas, como Grupo Pão de Açúcar, Nestlé e Danone, tirou a conclusão aparentemente óbvia de que a principal tendência alimentar é simples: vamos comer cada vez mais saudável – não que informações de indústrias sejam confiáveis, mas elas estão fazendo essa pesquisa porque estão de olho nesse mercado.

Na minha visão, porém, não tem como a indústria criar alimentos que são bons para a saúde de verdade. O que ela faz é investir em marketing para vender algo que não é saudável com cara de saudável. E um dos argumentos para você tratar com seus clientes é esse.

Comida boa, caseira, nutridora e feita com carinho não tem preço. A comida industrial que é cara na verdade, pois não entrega nada de bom para o corpo e ainda cobra o preço alto das doenças.

Comida industrial envelhece, engorda e adoece, simples assim. E o Euromonitor, a principal empresa de pesquisa do mundo, trabalhou com o Sebrae e estimou o mercado saudável já em mais de 35 bilhões de dólares anuais, deixando o Brasil como o quarto maior mercado do mundo de comidas saudáveis… Isso me deixa muito animada! E sabe o que é mais legal disso tudo? É que tudo indica que estamos apenas no comecinho dessa tendência.

 

A grande oportunidade!

Essa movimentação do mercado alimentício em busca de alimentos mais saudáveis fez com que um novo e promissor nicho surgisse: produtos low carb, ou seja, que não levam farinhas refinadas, são ricos em gorduras de qualidade e têm baixo teor de carboidrato.

E também existe a crescente procura por produtos veganos, ou seja, que não fazem uso de ingredientes de origem animal. Isso não é moda. Moda passa, mas essa tendência não vai passar. Cada dia aparecem mais pessoas nos consultórios médicos pedindo ajuda por estarem intolerantes a produtos com glúten, açúcar e lactose. A necessidade por alimentos sem esses ingredientes tem aumentado sensivelmente e a maioria das pessoas não está disposta a fazer seus próprios preparos.

Em cada esquina, você encontra uma padaria com pães, bolos, biscoitos e salgados cheios de farinha, açúcar e conservantes químicos, os quais causam muito mal à nossa saúde. Sem falar das gorduras sintéticas, como a margarina, que estão presentes em quase todos os produtos vendidos em padarias e supermercados. Mas é bem difícil achar lojas especializadas que ofereçam pães, bolos e salgados saudáveis de verdade e que sejam, além de tudo, gostosos de verdade. Mais difícil ainda é encontrar esses produtos na versão lowcarb.

Já existe, nas lojas de produtos naturais, certa quantidade desses produtos, mas a maioria não tem qualidade de textura e sabor. E, quando têm, são contaminados por conservantes e outros componentes ruins para a nossa saúde.

Esse cenário está totalmente conectado ao Movimento da Comida Local.

 

Concluindo…

Esta é a minha missão, orientar sobre alimentação saudável e formar profissionais que levem à população um produto mais saudável, saboroso e bonito.

Cada um de nós pode fazer a diferença na vida das pessoas que necessitam desses produtos. E ainda ter um negócio lucrativo.

Interessante, não é? Eu fico muito entusiasmada com essa ideia, pois é um sinal de que muita gente está se conscientizando e buscando cuidar melhor da saúde e da família.

Neste período de pandemia, cresceu ainda mais a procura por uma alimentação saudável, já que muitos estão percebendo que sua única defesa verdadeira é a imunidade forte, ou seja, a boa saúde, que é baseada principalmente na alimentação saudável.

Dito isso, este é um mercado novo, porém duradouro, em que você tem a chance de empreender com sucesso e ainda levar saúde para as pessoas, fazendo o bem ao mundo.

Desejo muito sucesso para você!

Pra quem é

O que você vai aprender

Saúde é um jeito de viver. Há de ser leve!

Conheça um novo caminho para cuidar de você e da sua família 

O verdadeiro sabor de alimentos de verdade

Receitas para você experimentar

O meu lema é saúde e prazer na mesma garfada. Quem disse que comida saudável é sem graça, sem textura e sem sabor?

At eripuit signiferumque

At eripuit signiferumque sea, vel eripuit ad mucius molestie, cu labitu eripuit.

Et has minim elitr intellegat. Mea aeterno eleifend antiopam ad, nam no suscipit quaerendum. At nam minimum ponderum. Est audiam animal molestiae te. Ex duo eripuit mentitum.

Grow your business

Et has minim elitr intellegat. Mea aeterno eleifend antiopam ad, nam no suscipit quaerendum. At nam minimum ponderum. Est audiam animal molestiae te. Ex duo eripuit mentitum.

At eripuit signiferumque sea, vel ad mucius molestie, cu labitur iuvaret vulputate sed.

Nico Robin

Los Angeles, California

At eripuit signiferumque sea, vel ad mucius molestie, cu labitur iuvaret vulputate sed.

Nico Robin

Los Angeles, California

At eripuit signiferumque sea, vel ad mucius molestie, cu labitur iuvaret vulputate sed.

Nico Robin

Los Angeles, California

At eripuit signiferumque sea, vel ad mucius molestie, cu labitur iuvaret vulputate sed.

Nico Robin

Los Angeles, California

Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade