Se você sente que seu cérebro está lento, com dificuldade de concentração e sua memória está deixando a desejar, você precisa adicionar à sua vida mais alimentos, que possam nutrir e estimular seu cérebro, que te ajudem a alcançar todo o seu potencial.
Alimentos que nutrem seu cérebro!
Água
Seu corpo é 70% água. Seu cérebro é 70% água e você precisa hidratá-lo para que funcione bem. Seu cérebro é apenas cerca de 2% da sua massa corporal, mas requer 20% dos nutrientes que você consome incluindo água. Mantenha alta a ingestão de água e torne seu cérebro mais ativo.
Mirtilos
Cheios de antocianina, os mirtilos fornecem substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a combater o envelhecimento cerebral e doenças neurodegenerativas, além de promover uma melhor comunicação entre as células cerebrais.
Brócolis
Sua mãe estava certa! Você deve comer brócolis! É excelente para sua saúde, em especial para seu cérebro. Por ser rico em antioxidantes e vitamina K, ajuda na proteção do cérebro contra demência e melhoria da memória.
Abacates
Cheio de gorduras boas e saudáveis, o abacate contem diversas substâncias que contribuem para a produção dos hormônios do bem estar. Esse alimento dos deuses também é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3 – essencial para o bom funcionamento cerebral, regulação do humor e emoções.
Ovos
Os ovos são ótimos para o cérebro, com ácidos graxos essenciais, vitaminas B6 e B12, folato e colina que ajudam a regular o humor, a memória e também a função cognitiva.
Vegetais de folhas verdes
Contendo grande quantidade de folato, os vegetais de folhas verdes, em especial o espinafre, podem ajudar a reduzir os sintomas de depressão e atuam também como neuro-protetores.
Óleo de coco
Os ácidos graxos do óleo de coco são muito bons para o cérebro, inclusive sendo associados, em pesquisas recentes, à reversão e até cura da doença de Alzheimer.
Salmão selvagem
Os ácidos graxos ômega-3 presentes no salmão selvagem (e na sardinha) são excelentes para o cérebro. A falta dessa substância no corpo pode acarretar em declínio cognitivo, desequilíbrios emocionais e irritabilidade. Não deixe faltar. Se você for vegetariano, opte por suplementação.
Açafrão
Açafrão possui grandes propriedades anti-inflamatórias. A curcumina, o ingrediente ativo do açafrão, ajuda a aliviar a depressão, melhorar a memória e atua no crescimento de novas células cerebrais. A pimenta ajuda na absorção do açafrão, use combinado.
Nozes
Todas as castanhas, e as nozes em particular, melhoram a capacidade cognitiva do cérebro, potencializam a memória e diminuem o declínio mental. Já reparou como é uma noz? Parece muito com o cérebro humano. As nozes também contêm ácidos graxos ômega-3, essencial para o cérebro funcionar bem.
Chocolate amargo
Guardei o melhor para o final: coma chocolate amargo pelo seu cérebro! O chocolate amargo aumenta sua concentração, humor e melhora o fluxo sanguíneo no cérebro. Quanto mais amargo o chocolate, melhor!
Simples! Apenas adicione esses alimentos à sua rotina alimentar e fique mais esperto!