Empreendedorismo

Primeiros passos para empreender

Sobre

 

Empreender é desafiador e requer muita coragem.

Mesmo que você sinta medo, tenha coragem e siga em frente.

Coragem não quer dizer ausência de medo, e sim o triunfo sobre ele.

Para vencer o medo, é necessário começar.

Vou compartilhar um pouco do meu processo no empreendedorismo e quais são os primeiros passos importantes para que sua caminhada possa ser bem sucedida.

Vem comigo?

 

A famosa força de vontade.

Para manter a motivação, você precisa saber o que te move, qual é o seu motivo para querer fazer algo.

Meus últimos trabalhos, antes de ser autônoma, foi como chef de cozinha na Austrália, por dois anos. Lá eu tive dois chefes que foram bem complicados para mim. Um grego louco, que me pagava muito bem, mas era destemperado e grosseiro. E um casal lindo, que eu amava, mas que me pagava uma merreca.

Quando cheguei ao Brasil, decidi que não queria mais ter chefe. Essa foi a minha primeira motivação para empreender.

Plantei uma semente… eu queria ser autônoma e, para isso, precisava agir sem medo! Nessa época, eu tinha desenvolvido alergia a glúten e, diferentemente do mercado na Austrália, eu não encontrava quase nada sem esse composto nas lojas de produtos naturais daqui e muito menos nos supermercados comuns.

Paralelamente, conversava com algumas pessoas sobre essa minha intolerância e percebia que muitas também se queixavam de sintomas causados pelo glúten.

Vi ali uma oportunidade! Eu queria consumir produtos sem glúten, mas com sabor e textura. Começaria a desenvolver esses produtos para mim e passaria a vendê-los também.

Cabe dizer que eu já tinha, antes disso, o meu “porquê” maior, meu grande motivo.

 

Conecte-se com seu nicho.

Eu vivi uma profunda transformação na minha alimentação e estilo de vida. Saí de uma doença autoimune com suspeita de câncer para saúde total apenas com mudanças alimentares pontuais e atividade física. E isso me marcou profundamente!

Decidi que queria mandar esta mensagem para o mundo: é possível se curar transformando a sua forma de viver, a começar pelo alimento. Esse é o meu motivo maior – eu acredito nisso. Acredito que manter uma alimentação mais saudável, sustentável e construtiva em todos os aspectos favorece a construção de um mundo melhor.

Bom, para empreender em qualquer ramo, incluindo o da gastronomia, é muito importante estar mental e emocionalmente preparado. E como fazer isso? Encontrando o seu grande motivo para empreender em determinada área.

Por que você quer empreender no ramo da alimentação saudável? Conecte-se com isso. Se não acreditar no seu ramo e no seu produto, não terá sucesso. Estude sobre o assunto, invista um pouco mais na sua alimentação e veja os benefícios de consumir menos açúcar e farinhas refinadas. Viva a experiência de se alimentar da maneira que você está propondo e veja a mágica acontecer!

Outro ponto importante é, realmente, decidir iniciar o seu negócio, botar a mão na massa e fazer dar certo. A decisão move a vontade, e a vontade o resultado!

 

Priorize sua escolha.

Quando for empreender, compreenda este momento como um período de gestação, ou seja, use toda a sua energia e tempo para criar esse projeto. Para isso, é necessário aprender a dizer “não” para as outras demandas e, muitas vezes, para as pessoas mais próximas.

Muitos querem o sucesso, mas poucos estão dispostos a pagar o preço. Não precisa deixar de viver. Estou falando em dizer não para tudo que não agrega valor ao negócio e sim para tudo que agrega, por exemplo, seu estado de saúde.

Lembre-se, você é o seu maior patrimônio, por isso invista mais tempo cuidando melhor da sua vida. Pratique atividade física e mantenha uma alimentação saudável, evitando alimentos industrializados em geral. Comece agora, você vai ganhar mais energia, inclusive para empreender. Energia faz o mundo girar! Sem ela, não somos nada.

Conheça os alimentos que bombam o cérebro.

 

Descubra seu motivo.

Seu primeiro desafio é ter clareza sobre qual é o seu grande motivo para se tornar um empreendedor. Conecte-se com ele!

Para te ajudar nesta missão, veja aqui algumas perguntas/dicas:

  • O que significa ser empreendedor para você?
  • Quais são os seus maiores desejos em relação ao empreendedorismo?
  • Qual resultado específico e atingível você deseja obter daqui a 30 dias se começar a empreender hoje? Vislumbre algo atingível dentro do tempo estabelecido.
  • Como está a sua positividade? Você acredita em seu potencial para empreender? Você acredita no seu produto? Você acredita que pode fazer a diferença neste mundo?
  • Lembre-se, só quem pode começar e manter esse negócio é você. Seu resultado não pode depender de mais ninguém, ok?
  • Reflita e agradeça constantemente!
  • Agora é manter sua motivação em alta e fazer o que precisa ser feito para alcançar o seu objetivo. Todo dia representa uma pequena vitória!

Nesse processo todo que vivenciei, estive bem conectada aos meus motivos em muitos momentos, em outros estive bem desmotivada. Cheguei a algumas conclusões que quero compartilhar com você.

Primeiramente, o que nos motiva é a atitude interna, a atitude mental otimista de realmente acreditar na própria capacidade de fazer dar certo. Isso é uma semente positiva que você planta na sua mente e precisa sempre nutrir.

Você faz isso lendo livros, assistindo a vídeos que falam sobre empreendedorismo, aprendendo a cada instante sobre essa fina arte de empreender.

Você pode também conversar com empreendedores de sucesso e buscar entender quais são seus desafios e como eles fazem para superá-los.

Quando me refiro a um empreendedor de sucesso, não estou falando necessariamente de alguém milionário, e sim daquele que vende cachorro-quente na esquina e que está sempre lotado.

Aqui, em Brasília, tenho um exemplo de um conhecido que vende cachorro-quente há 25 anos. Ele construiu um belo patrimônio e criou filhos e netos com essa atividade. Atualmente, ele só gerencia o negócio, tem uma equipe que trabalha para ele e vários pontos de venda.

Esse é outro aspecto que me motivava quando estava na lida da cozinha produzindo meus produtos. Desejava ardentemente crescer, ganhar dinheiro e ter uma equipe em que eu pudesse confiar. Planejava pagar bem, fazer a diferença na vida daquelas pessoas e assumir meu lugar de empresária.

A vida na cozinha exige demais do seu corpo e da sua mente para empreender com sucesso, é trabalho árduo todo dia. Tem que fazer compras, tem que vender e, por isso, eu sei que, às vezes, você pode sentir cansaço e se desanimar com isso.

Nutra-se com o sentimento de crescer e prosperar. Isso ajuda muito e, assim que puder, chame alguém para trabalhar com você. Dessa forma, com o passar do tempo, dá para se dedicar cada vez mais à parte estratégica do negócio e ficar menos na execução.

 

4 chaves para empreender.

Como mencionei anteriormente, para empreender e ter sucesso, você precisa de energia.
Essa energia para mim vem de três maneiras:

1. Cuide de sua saúde.

Esse é o seu bem mais precioso! É muito importante que você cuide da sua saúde, do seu corpo e da sua mente para empreender. Uma dica preciosa: comece junto com o empreendimento um projeto de saúde simples. Acorde mais cedo, tome água com limão, medite de 5 a 20 minutos, pois isso traz uma clareza incrível e também ajuda você a lidar com o estresse do dia a dia. Depois desses minutos de silêncio e concentração, saia para dar uma caminhada vigorosa de 30 minutos ao ar livre, de preferência com exposição ao sol. E, na volta, tome um banho gelado, que é excelente para sua saúde e muda seu dia. Isso vai fazer toda a diferença na sua jornada empreendedora. Pode acreditar!

 

Leia mais sobre vida saudável aqui.

2. Reprograme a sua mente.

Nosso subconsciente tem um poder incrível de fazer as coisas acontecerem na nossa vida. Isso é ciência! Nós criamos o tempo todo coisas boas e coisas ruins por meio dos nossos pensamentos.

Procure não pensar que a situação está difícil, que você não dá conta, que a crise está acabando com o País. Tudo aquilo que você dá foco cresce, pare de pensar em fracasso e comece a pensar em sucesso. Comece a se visualizar com saúde, feliz, rico e fazendo as coisas que mais deseja.

Veja-se no comando de uma equipe, vendendo todos os dias.

Crie uma nova realidade para você e sua família. Pense nos depoimentos que quer escutar dos seus clientes, como: “Nossa! Não posso mais viver sem esse bolo!” ou “Até hoje nunca encontrei uma sobremesa tão gostosa e, além de tudo, saudável!”

 

Mesmo que você ache que isso é bobagem, recomendo que teste… você não tem nada a perder. Junto com a visualização, faça esta declaração todos os dias ao acordar e antes de dormir:

 

“Eu sou uno com as riquezas infinitas de minha mente subconsciente. Tenho o direito de ser rico(a), feliz e bem-sucedido(a) na vida. O dinheiro flui para mim de forma livre, abundante e incessante. Estou sempre consciente do meu autêntico valor. Compartilho livremente meus talentos e sou maravilhosamente abençoado(a) em termos financeiros. Isso tudo é maravilhoso! Minhas vendas aumentam a cada dia e estou ficando cada vez mais rico(a). Dia e noite estou sendo ajudado(a) em todos os meus interesses.

 

Esse ensinamento foi retirado de um livro fantástico que mudou a minha maneira de ver a vida: “O Poder do Subconsciente”, de Joseph Murphy.

 

3. Defina metas.

É muito importante que você tenha um objetivo claro e trace as metas necessárias para atingir seus objetivos.

Feito isso, cole-o no seu computador ou na sua geladeira, ou na cabeceira da cama, e leia esse objetivo todos os dias.

 

4. Não tenha medo de vender.

Veja o seu produto como uma boia salva-vidas. Aplique a seguinte analogia: você está num barquinho em alto-mar e há várias pessoas na água pedindo ajuda para você.

Você tem uma boia nas mãos, que é o seu produto. Nesse caso, como você agiria? Você joga a boia e ajuda as pessoas ou vai ficar pensando: “Ai… será que as pessoas vão querer essa boia, será que vai ajudar mesmo, estou com vergonha de oferecer, acho melhor esperar um pouco…” Penso que não!

Confie no seu produto e saiba que ele está ajudando muita gente. É um desserviço para a população você não vender alimentos que ajudarão as pessoas a serem mais saudáveis e mais felizes. Se você não fizer isso, alguém fará!

 

Concluindo…

O empreendedorismo é baseado em três pilares: visão, coragem e competência.

Então, estabeleça uma visão clara de onde você quer chegar, reúna coragem para fazer acontecer e seja competente para liderar esse processo com planos bem definidos e gestão adequada.

Tenha atenção à sua gestão financeira. A saúde da sua empresa passa necessariamente pelas finanças, e a realidade da sua empresa está no fluxo de caixa, portanto fique de olho nisso.

Se você perceber que não tem competência para fazer isso, peça ajuda, cercando-se de pessoas que complementem as suas habilidades.

Tudo sempre com uma atitude mental positiva, buscando resultados melhores todos os dias.

Abra mão das desculpas.

A vida de todo empreendedor é cheia de desafios.

Escolha ver isso como motivação, e não como obstáculo.

Boa sorte e sucesso para você!

Um grande abraço!

Pra quem é

O que você vai aprender

Seleção especial das linhas mais lucrativas,
mais fáceis de produzir e que mais vendem!

O verdadeiro sabor de alimentos de verdade

Receitas para você experimentar

O meu lema é saúde e prazer na mesma garfada. Quem disse que comida saudável é sem graça, sem textura e sem sabor?

At eripuit signiferumque

At eripuit signiferumque sea, vel eripuit ad mucius molestie, cu labitu eripuit.

Et has minim elitr intellegat. Mea aeterno eleifend antiopam ad, nam no suscipit quaerendum. At nam minimum ponderum. Est audiam animal molestiae te. Ex duo eripuit mentitum.

Grow your business

Et has minim elitr intellegat. Mea aeterno eleifend antiopam ad, nam no suscipit quaerendum. At nam minimum ponderum. Est audiam animal molestiae te. Ex duo eripuit mentitum.

At eripuit signiferumque sea, vel ad mucius molestie, cu labitur iuvaret vulputate sed.

Nico Robin

Los Angeles, California

At eripuit signiferumque sea, vel ad mucius molestie, cu labitur iuvaret vulputate sed.

Nico Robin

Los Angeles, California

At eripuit signiferumque sea, vel ad mucius molestie, cu labitur iuvaret vulputate sed.

Nico Robin

Los Angeles, California

At eripuit signiferumque sea, vel ad mucius molestie, cu labitur iuvaret vulputate sed.

Nico Robin

Los Angeles, California